O SISMA parabeniza os servidores
da saúde de Mato Groso pela conquista do 1º lugar na categoria de Transformação
Digital no Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. “Parabéns aos
servidores da saúde pelo prêmio. Essa premiação demonstra o quanto os
servidores da saúde são dedicados e é uma forma de reconhecimento de nossa categoria
que trabalha dia e noite para salvar vidas”, comenta Carlos Mesquita,
presidente do SISMA.
A premiação organizada pela
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) foi entregue pelo
governador de Mato Grosso, Mauro Mendes na última segunda-feira (15.04)
reconhecendo as 10 melhores práticas em cada uma das categorias: Transformação
Digital; Redução de Custos/Melhoria da Receita; e Satisfação do Cidadão ou do
Servidor.
Dados levantados pela comissão
organizadora, apontam que das dez práticas implantadas e vencedoras da
Categoria de Redução de Custos/Melhoria da Receita, registraram uma redução de
custos da administração pública em cerca de R$ 21 bilhões e aumento de receita
em aproximadamente R$ 33 milhões, no período de 2021 a 2023.
RECONHECIMENTO
Segundo o governador, a economia
gerada por apenas um desses projetos representa dez vezes o valor investido na
premiação e isso significa eficiência. “A eficiência é um princípio
Constitucional e, lamentavelmente, ele foi esquecido em 1988, quando se fez a
atual Constituição”, pontua Mendes. “Em 1998, lembraram disso, colocaram na
Constituição, mas, sempre repito, em muitos cantos desse país, esquecemos de
praticar esse importante princípio da eficiência pública” complementa o
governador, que diante dos resultados da primeira edição, já anunciou que
dentro de 15 dias, fará o lançamento da segunda edição do prêmio.
O secretário de Planejamento e
Gestão, Basílio Bezerra, ressaltou a grandiosidade do prêmio que, em sua
primeira edição, recebeu a inscrição de mais de 450 práticas. A ação envolveu a participação de 1.500
servidores de todo o estado.
PREMIAÇÃO
A premiação foi em dinheiro e
passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante. A
premiação em dinheiro foi de R$ 40 mil, para o 10º colocado, até R$ 200 mil,
para o 1º lugar. Os vencedores também receberam o certificado “Servidor Eficiente
e Inovador em Práticas Públicas”.
Além disso, as práticas
vencedoras serão aceleradas pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações,
para serem replicadas em outros órgãos. O laboratório tem a missão de estimular
o intraempreendedorismo e a inovação com foco nas pessoas e em um serviço
público de qualidade, a partir da co-criação, experimentação, proatividade,
tolerância ao erro, trabalho em rede e geração de valor público.
O 1º lugar na categoria
Transformação Digital foi para a prática “Agilizando Decisões: a adoção do
IndicaSUS e painéis em tempo real para gestão decisiva de dados durante e pós
pandemia em Mato Grosso, desenvolvido por servidores da Secretaria de Estado de
Saúde (SES).
Já na categoria Redução de
Custos/Aumento da Receita, o prêmio de primeiro lugar ficou para a prática
“Painel de custo da administração fazendária - ferramenta para otimização dos
custos fazendários”, desenvolvida por servidores da Secretaria de Estado de
Fazenda (Sefaz).
E a prática que ficou em 1º lugar
na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, foi a “Plataforma digital
para atendimento de ocorrência da comunidade surda - App Chama o Bombeiro”,
desenvolvida por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O professor e coordenador do Centro
de Inovação da Unemat, Robson Gomes de Melo, faz parte da equipe campeã na
categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor e ressalta a alegria de atingir
positivamente o cotidiano do contribuinte. “Esse projeto é fruto de uma
parceria que fizemos com o Corpo de Bombeiros, sem essa participação não
conseguiria ser desenvolvida a solução”, menciona o professor, afirmando que
espera participar das próximas edições.
A solenidade de premiação contou
com a presença de secretários de estado, comissões organizadoras e avaliadoras
setoriais, banca avaliadora e os todos os finalistas.
Conheça a classificação das
práticas vencedoras, aqui.
Foto: Christiano
Antonucci - Secom- MT