A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT), Carmen Machado, se reuniu com o promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Dr Alexandre Guedes. O encontro teve como objetivo articular estratégias para estabelecer um diálogo institucional com o Governo do Estado e Secretaria de Estado e Saúde (SES), por meio do Ministério Público.
Na oportunidade, a presidente do SISMA, também apresentou as pautas administrativas da categoria que se referem à:
- Falta de respostas às aquisições realizadas pelo SISMA, por parte da SES.
- Proibição do direito de ir e vir do servidor da saúde no prédio central, sem alternativas para atendimentos presencial e online.
- Corte de pontos de maneira injustificada sem oportunizar o princípio constitucional dentro do prazo legal.
- Descompasso da normativa da perícia médica dos servidores do interior que precisam se deslocar para outros municípios.
- Descumprimento de sentença judicial de ação já transmitida em julgado, por parte da SES.
“O diálogo institucional é fundamental para que não haja confrontos desnecessários e sim alternativas viáveis tanto para a gestão quanto para a categoria e o Ministério Público tem um papel imprescindível capaz de tornar esse diálogo em resultados efetivos para todos”, afirmou Carmen Machado.
Ficou estabelecido que após a entrega do encaminhamento dos documentos probatórios já realizados pelo SISMA o MPE irá analisar mecanismo para viabilizar a intermediação com o Poder Executivo Estadual/SES-MT.
Participaram também da reunião as assessorias jurídicas do SISMA e MPE.