SISMA participa de ação de monitoramento do Conselho Estadual de Saúde

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), representado pela 1ª-secretária Tatiana Refosco esteve nos municípios de Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Chapada dos Guimarães, na última semana. O sindicato participa junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) do acompanhamento dos conselhos municipais de saúde no estado.

A ação foi aprovada no pleno do conselho em junho, e a expectativa é visitar 28 municípios do estado, até dezembro.

“Durante as visitas conhecemos as realidades locais e atuamos a partir disso. Nesses três municípios, conseguimos verificar o funcionamento do controle social, a composição e ação dos Conselhos Municipais no contexto da pandemia, orientar sobre a implantação de Ouvidoria, e acolher questões administrativas dos profissionais”, contou Tatiana Refosco, que ocupa o cargo de conselheira suplente do CES/MT.

O Conselho também coloca como prioridade para as visitas de monitoramento, questões como propostas de Educação Permanente ao Controle Social realizadas em parceria com a Escola de Saúde Pública de MT, e a sensibilização dos conselhos municipais para a realização da próxima Conferência de Saúde Mental.

“O SISMA representa os profissionais da saúde no Conselho, que é a principal ferramenta de Controle do SUS e deve refletir os anseios da sociedade, nas ações realizadas pelos gestores. E o trabalho do colegiado, tem como meta final a melhora da saúde pública, o que beneficia trabalhadores e população”, pontuou a presidente do SISMA, Carmen Machado.

CES/MT

O Conselho Estadual de Saúde é responsável por acompanhar e avaliar a execução das ações da saúde, e formular prioridades da política do Sistema Único de Saúde (SUS), junto à gestão. O colegiado é formado por entidades representantes dos segmentos de usuário, profissionais de saúde, governo, prestadores de serviços em saúde privados, conveniados, ou sem fins lucrativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.