Significado e história do 1° de maio, Dia do Trabalhador

Peço para lerem estas poucas linhas abaixo, que foram pesquisadas para que todos vocês entendam o porquê do 1° de maio e a importância da união da classe trabalhadora em prol da manutenção e conquistas de direitos trabalhistas.

Se temos algumas garantias hoje, foi porque no passado a minoria teve a coragem de peitar ok sistema degradante e exploratório do mercado de trabalho.

No Brasil estamos sofrendo nos últimos anos inúmeros ataques da classe política patjrocinada pelos interesses escusos e financeiros de grupos hegemônicos.

Primeiro veio a Reforma Trabalhista (2017) que rasgou a CLT, prejudicou os sindicatos sérios e aumentou o número de desempregados com direitos históricos tolhidos e agora a nova ameaça com a Reforma da Previdência que empurra a responsabilidade dos desvios e corrupção da própria classe política e seus patrocinadores nas costas da classe trabalhadora.

*HISTÓRIA*

O 1° de maio é emblemático, é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, numa greve geral em todos os Estados Unidos em 1886, país este que não reconhece a luta de classes. Talvez essa grande afinidade do atual governo federal brasileiro.

Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, na França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

Foram os fatos históricos que transformaram o 1° de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e uns anos depois a Rússia fez o mesmo.

No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.

*PARABÉNS A TODOS TRABALHADORES PELO SEU DIA, QUE DEVE SER COMEMORADO TODOS OS DIAS.*

*”QUEM NÃO LUTA POR SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DELES”.*

São os votos de

Oscarlino Alves⚖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.