Protagonismo feminino: mulheres são a maioria dos filiados e na gestão do SISMA/MT

Yva.com.vc/Assessoria de Imprensa/ SISMA/MT

 

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT) tem 72,9% dos filiados do sexo feminino, e dos 36 diretores da Gestão 2020/2023, 19 são mulheres. Ou seja, dos 3237 filiados, 2360 são mulheres. Nesta semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, 08/03, o SISMA/MT apresentará mais sobre as filiadas em reportagens publicadas na página oficial e nas nossas redes sociais.

Para a presidente Carmen Machado, falar sobre a representatividade feminina no SISMA/MT, em especial nesta semana, é importante para refletir sobre as lutas pela garantia dos direitos das mulheres e trabalhadoras da saúde. Porém, é preciso celebrar a história de cada uma e de todas.

“Nós sabemos das muitas pautas que ainda temos de enfrentar, mas também encaramos este dia, como um momento de reverenciar tudo que já conquistamos ao longo da história para trabalharmos com mais afinco e persistência, objetivando a continuidade das lutas. Não é possível nos abraçar e celebrar esse momento pessoalmente, então nós decidimos enviar uma lembrança para cada filiada”, afirmou a presidente, Carmen Machado.

A realidade do sindicato reflete o mercado de trabalho, de acordo com dados do IBGE, as mulheres são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.

Além de Carmen Machado na presidência, o SISMA conta com as diretoras, Ana Campos, Andreia Amorim, Ana Claudia de Oliveira, Carmen Romao, Conceição Lima, Divina Maria, Edna Carvalho, Fatima Janete, Jane Beatriz, Joana Alcara, Luzia Francoso, Margarida Barreto, Maria de Fatima Moraes, Marilce Vilasboas, Nidia Fatima Ferreira, Rosecleia Sokolowski, Solanyara da Silva e Tatiana Refosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.