Programação em defesa do aleitamento materno continua até o dia 31 de agosto

“Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” esse é o tema central da mobilização, neste agosto, Mês do Aleitamento Materno, em 2021. Reconhecendo a importância desta ação o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), reforça a divulgação da programação no Estado.

A agenda única é realizada por servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT). A programação iniciou em 31 de julho e segue até o dia 31 de agosto com os Encontros Macrorregionais de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

Sendo os próximos nos dias 19, 24 e 26 de agosto, realizados pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das regiões, e transmitidos pelo canal da Escola de Saúde Pública no YouTube https://bit.ly/3AKe4Dq.

A nutricionista do (ERS) de Barra do Garças, e filiada ao SISMA, Glaubia Relvas é uma das coordenadoras da Programação, ela conta que cada encontro é realizado por uma região, como forma de incentivo à participação e ao compartilhamento de experiências.

“Essa agenda única é muito importante, porque os profissionais da saúde estão ainda mais sobrecarregados desde o início da pandemia, e foi preciso parceria entre as intuições para conseguirmos a adesão a este tema tão sensível. Além de profissionais que estão da ponta, contamos com a participação de acadêmicos para discutir os desafios para perspectiva em novas ações”, contou Glaubia Relvas.

No último dia de programação, 31 de agosto (Dia do Nutricionista) será realizado o webinar “Extensão em pesquisa em aleitamento materno: experiências bem-sucedidas em Mato Grosso”. O módulo contará com a presença da diretora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Tânia Kinasz, da coordenadora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Patrícia Nogueira, e do representante da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

Arrecadação

Ainda neste Agosto Dourado a mobilização para doação de leite materno é reforçada, por meio da campanha “Doe frascos, leve vida e cultive a esperança”. A ação permanente da SES arrecada frascos de vidro com tampa de plástico para o Banco de Leite Humano do Estado.

Na capital e em Rondonópolis a doação pode ser feita diretamente nos Bancos de Leite Humano, nas demais cidades os interessados podem procurar o posto de coleta, a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a Secretaria Municipal de Saúde, que se responsabilizará pelo encaminhamento dos frascos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.