Programação cultural marca lançamento de projeto em apoio a amamentação

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT) realiza o Momento Cultural Agosto Dourado e lançamento do projeto ‘A Mulher Trabalhadora da Saúde que Amamenta: Oportunizando o Direito a Amamentação nas Unidades de Saúde do Estado de Mato Grosso ‘, no dia 30 de Agosto, segunda-feira, às 16h, na sede social do SISMA em Cuiabá.

“Como profissionais da saúde conhecemos todos os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, porém, nem sempre as mulheres conseguem o apoio necessário, seja do empregador ou da sociedade. Por isso, cumprimos com o nosso papel social, enquanto sindicato, ao ampliar esse debate e pautar um projeto que beneficie esse público”, comentou a presidente do SISMA/MT, Carmen Machado.

O intuito do projeto é implantar 17 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta e postos de coleta de leite nas unidades de saúde do Estado de Mato Grosso. Na sala, a mulher pode retirar e armazenar o seu leite em condições higiênico-sanitárias adequadas durante a jornada de trabalho.

“Queremos motivar as mulheres trabalhadoras à manutenção da amamentação, fortalecer as ações em relação ao apoio e incentivo ao aleitamento materno, de forma acolhedora e segura, como uma maneira efetiva de garantir o direito à saúde da mulher e da criança.”, completou Carmen Machado.

O Momento Cultural tem a parceria do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (JUVAM), com doação de mudas, e da artista plástica Dayana Trindade, que apresentará uma obra inédita da exposição “Mato Grosso, amor à primeira vista”. A ação ainda contará com a mediação da representante do Projeto Super Mãe, Josemara Gomes da Silva Lima e da servidora da Saúde, psicóloga e assistente social, Marion Barros Ferreira, do servidor público e responsável técnico pelo programa de Aleitamento Materno da SES, Rodrigo Carvalho.

Programação

– Roda de Conversa: Promovendo o Aleitamento Materno – Josemara Gomes da Silva Lima;

– Dança Circular: Leite Materno é Vida – Marion Barros Ferreira;

– Exposição da obra da artista plástica Dayana Trindade;

– Distribuição de mudas e plantio de um ipê amarelo, simbolizando a força da vida.

O SISMA está situado na Rua Antônio Dorileo, nº 469, Coophema. Mais informações pelo telefone (65) 3661-5615.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.