Prevenção de câncer é tema de web aula

Yva.com.vc/Assessoria de Imprensa/ SISMA/MT

 

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT) informa aos seus filiados sobre a web aula “Estratégias e experiências inovadoras para o rastreamento do câncer de colo do útero”, ministrada pelo Prof. Dr. André de Carvalho Lopes. A realização é do programa Telessaúde e a transmissão será ao vivo nesta terça-feira, 09/03, às 16 horas, pelo canal do  TeleEducaMatoGrosso1, na plataforma YouTube.

Março é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. E a aula propõe abordar novas estratégias de intervenções para mitigar barreiras de acesso e disparidades na detecção precoce  e tratamento em tempo oportuno para melhorar a cobertura de rastreamento e cuidados preventivos.

Além do mês de março representar a luta das mulheres por conquistas políticas, econômicas e sociais, também é um espaço para lembrar os cuidados que devem ser tomados em relação à saúde da mulher, mas com foco nesse tipo de câncer. Lembrando que o vírus HPV é o principal fator de risco do câncer do colo do útero.

Panorama

Em Mato Grosso, este câncer é o segundo mais incidente na população feminina, excluindo os tumores de pele não melanoma. E cada ano são esperados 200 casos novos com uma taxa bruta estimada de 12,06/100 mil mulheres. Em relação à mortalidade foram 105 óbitos em 2019, representado 6,59/100 mil mulheres, ocupando a terceira causa de morte por neoplasia em mulheres.

Conheça o professor

André de Carvalho Lopes possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Residência Médica em Cirurgia Oncológica (Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pela Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer A.C.Camargo – 1998), Doutorado em Oncologia pela Universidade de São Paulo (FMUSP – 2002), Pós-doutorado na Johns Hopkins University, Baltimore-EUA (2003-2005) e Livre Docência em Oncologia pela Universidade de São Paulo (FMUSP – 2006) e Mestrado em Saúde Pública pela University of Washington, Seattle-EUA. Linhas de pesquisas: Epidemiologia Clínica e Molecular do Câncer, Prevenção e Rastreamento Molecular do Câncer e Medicina Personalizada em Oncologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

© SISMA-MT – 2021. Todos os direitos reservados.