(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Tragédia Anunciada - SISMA lamenta incêndio ocorrido


26-10-2022 14:16 -

Os servidores da SES foram surpreendidos na manhã de ontem com a notícia de um incêndio de grande porte, no prédio onde ficam o Patrimônio (materiais novos e inservíveis) e o Arquivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Vale destacar que desde o dia 27 de dezembro de 2021, o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (SISMA) denunciou as más condições do local para o Ministério Público do Trabalho.

À época, o SISMA realizou visita na unidade e foram constatadas diversas insalubridades vivenciadas pelos profissionais lotados naquela unidade. Nas fotos e vídeos registrados pelo Sindicato é possível ver que o local é úmido, possui infiltrações, extintores vencidos, fios expostos, janelas lacradas, falta de ventilação alternativa entre outras situações, tais como, presença de morcegos, ratos e escorpiões.

No prédio os profissionais não possuem sala para descanso, banheiros apropriados, nem cozinha. Eles improvisam como podem.

“O local de trabalho destinado aos servidores é completamente insalubre. Essa tragédia anunciada, poderia ter sido evitada se a SES tivesse promovido o necessário, ou no mínimo considerado nossos ofícios e nossos argumentos em reuniões, e até os procedimentos judiciais”, disse indignada a presidente do SISMA, Carmen Machado.

Após as reincidências do SISMA e apelo dos servidores foi iniciado uma reforma no local que para a presidente não há nenhum planejamento. “Mesmo com a suposta ‘reforma’ aconteceu esse incidente que comprova, mais uma vez, a falta de planejamento nas obras realizadas na saúde. Os extintores, por exemplo, só foram disponibilizados no mês passado. A rede de energia ainda está em fase de recuperação, ou seja, a qualquer momento podemos nos deparar com outros circuitos. Nossa preocupação é, também, com o arquivo localizado na SES. Parece uma bomba relógio, uma tragédia que vem sendo anunciada expondo graves riscos à saúde e segurança dos seus servidores, assim como aconteceu recentemente um grave acidente com risco de morte de um servidor vigilante da unidade”, lamentou Carmen Machado.

O caso

Uma cortina de fumaça escura pôde ser vista de vários locais da capital no início da manhã, do dia 25 de outubro. O depósito da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), localizado na avenida Joaquim Murtinho, esquina com a rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá, pegou fogo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 5h30 e foi controlado antes das 7h evitando que o fogo não atingisse imóveis ao lado do prédio.

Veja Vídeo 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos