(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Campanha Agosto Dourado de MT está alinhada com a Semana Mundial de Aleitamento Materno


05-08-2022 14:03 -

A Agenda Única da campanha Agosto Dourado de Mato Grosso, deste ano, está alinhada à temática mundial da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022, pautada na compreensão do papel de cada indivíduo na rede de apoio à amamentação.

O objetivo da campanha é mostrar para a população a importância do aleitamento materno como parte da boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, por meio da rede de apoio ao aleitamento materno para que possam articular ações e fortalecer a capacidade de atores e sistemas para mudanças transformacionais.

A campanha defende ainda que o leite materno é adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. Além de promover o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, proporcionando segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida e contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

Em Mato Grosso os servidores públicos dos Escritórios Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) são responsáveis por essa agenda que é realizada todo ano.

A programação é realizada durante todo o mês de agosto com os Encontros Macrorregionais, por meio de palestras, oficinas, atividades onlines e presenciais com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre o Aleitamento Materno e a Alimentação Complementar Saudável. Confira no link a seguir o mapa de compromissos do Agosto Dourado 2022.

“Esse ano também estamos incentivando o plantio do Ipê amarelo, nas atividades de promoção ao aleitamento materno, tendo em vista que saiu uma lei que designou a árvore como símbolo da amamentação”, destacou o nutricionista e responsável técnico estadual pela promoção, proteção e apoio a amamentação do Estado de Mato Grosso, Rodrigo Carvalho.

“É importante destacar, desde o início, que o sindicato não se restringe apenas às lutas salariais e econômicas. Ele deve ser, sempre, co- responsável ativo das políticas públicas efetivas que desencadeem melhorias para toda sociedade. Nesse sentido, a gestão ‘União e Resistência pelo SUS’ vêm apoiando e articulando ações de incentivo e proteção do aleitamento materno, não só no Agosto dourado, mas o ano todo. Fato é que fomos protagonistas junto ao legislativo municipal de Cuiabá do Projeto de Lei 1047/2020 que preconiza a implantação das Salas de Apoio a Amamentação em Órgãos públicos municipais, e estamos em articulação para levar a mesma matéria a aprovação do legislativo estadual”, ressaltou a presidente do SISMA, Carmen Machado.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos