(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Caps Ad retoma atividades em novo endereço


01-08-2013 15:05 - Jaqueline Siqueira

O Centro de Apoio Psicossocial – Alcool e Drogas (Caps Ad) está de “casa nova” após mais de 03 meses de lutas constantes dos trabalhadores e do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma). A casa locada pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses) está localizada na Av. Deputado Emanuel Pinheiro da Silva (antiga Av. Alziro Zarur) nº 728, Boa Esperança, em Cuiabá.

Em visita a unidade realizada na manhã de hoje (01) a presidente do Sisma, Alzita Ormond avaliou como boa às dependências. “A casa é ampla, bem dividida, mas ainda necessita de alguns ajustes para que fique melhor e assim atenda as necessidades dos pacientes, de seus familiares e dos nossos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O imóvel atende em partes as reivindicações feitas em reunião ampliada feita com a participação de pacientes, familiares dos pacientes em tratamento, trabalhadores da saúde, sindicatos e representantes da Ses no Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES). Apesar de fácil acesso a unidade fica distante do Centro Integrado de Assistência Psicossocial – CIAPS Adauto Botelho, da qual o Caps faz parte.

De acordo com os servidores da unidade Robson de Paula e Cirlene Oliveira, que acompanharam a presidente do sindicato na visita a manutenção está sendo realizada para sanar os problemas estruturais que a casa possui e ainda deve ser concluída nos próximos dias.

Para dar celeridade às obras os servidores se unem e realizam reparos, tais como pinturas, instalação de piso, onde falta, troca de lâmpadas e outras melhorias realizadas muitas vezes com aquisição de suprimento oriundas do próprio bolso. Alzita lembrou que o ato de promover melhorias não é isolado apenas nesta unidade, e narrou aos servidores que nas visitas feitas em outras unidades, tanto de Cuiabá como no interior do estado, é comum servidores informarem que para dar continuidade aos atendimentos ao público é necessário realizar aquisições usando “dinheiro do próprio bolso”. Isso só reforça o que sempre dissemos, nossos servidores são empenhados, eles se esforçam, trabalham de forma, muitas vezes em condições precárias, para que o SUS cumpra seu papel – atender os usuários em sua integralidade.

“O Governo tem sido inoperante em sua atribuição de zelar tanto pelo bem público, como pelo seu bem maior, o recurso humano, servidores e população em geral. O que mais vemos é o cidadão tendo que executar e providenciar o que deveria ser feito pelo poder público, é louvável vermos servidores públicos aguerridos, mas não podemos deixar que isso vire uma rotina”, enfatizou a presidente.

Entre os principais problemas apontados pela equipe do Caps Ad estão a falta de acesso a internet, não permitindo inclusão dos usuários à lista do Cartão Sus, obrigatório em todos os atendimentos feitos no Sistema de Saúde público; o bloqueio do telefone da unidade para ligações em celulares, ligações interurbanas e para telefones fixos de outras operadoras. O banheiro masculino para uso de pacientes e visitantes encontra-se interditado, porém as providencias para sua liberação estão sendo tomadas pela gestão.

O prédio ainda não tem uma identificação visual, e nem previsão para que a fachada seja feita, marcando sua localização. Mais uma vez os entraram em ação e reciclaram uma das faixas da luta feita pela reforma do prédio, à época, do Caps Ad feita pelo Sisma, até que a fachada seja providenciada, informou Cilene. Calor pelo menos a equipe não deve passar, pois a instalação dos aparelhos de ar condicionados que foram remanejados do prédio do Caps Ad já está sendo feita, e segundo Robson deve ser rapidamente concluída.

Mas a nova casa, locada, não é o que deseja os servidores e o sindicato, afirmou Alzita. “Queremos o Caps Ad III, que já foi devidamente aprovado no pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES), com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, que de acordo com o projeto apresentado irá contar com 12 leitos, sendo 6 masculinos e 6 femininos, instalados no antigo prédio, que desejamos ver reformado e ampliado com disponibilidade para atender aos nossos pacientes de forma humanizada e plena”.

As obras de reforma do antigo prédio do Caps, localizado no bairro Coophema ainda não tiveram início e a presidente garantiu continuará cobrando da gestão. “Desejamos saber como está o projeto do Caps Ad III e o prazo para que as obras sejam iniciadas e conclusas” finalizou.

Leia mais:

Discussão sobre CAPS AD continua na pauta do Conselho Estadual de Saúde

PERSISTÊNCIA: Trabalhos do Caps Ad são mantidos, mesmo em condições precárias

Sisma/MT realiza bazar em benefício do CIAPS Adauto Botelho nesta quinta e sexta-feira

Luta Antimanicomial: Manifestação pela rede de Saúde Mental ocorre na próxima terça feira

Sisma apoia manifesto por melhorias à Rede de Saúde Mental em MT

Secretário adjunto de Saúde de MT aparece em manifestação de servidores na luta antimanicomial


 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos