(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Controle Social e Políticas Públicas são temas de debates em Seminário na Capital


13-06-2013 14:13 - Jaqueline Siqueira

Um encontro onde a troca de experiência de atuação, das dificuldades enfrentadas e das vitórias conseguidas nas mais diversas áreas do Controle Social, privilegiando o relato e a exposição das realidades, assim a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), Alzita Ormond definiu o Seminário Estadual de Conselhos: Sua Incidência em Políticas Públicas.

O evento que teve início ontem (11) e se estendeu até o meio dia de hoje (12) foi organizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre: professores, estudantes, agentes sociais e conselheiros vindos de mais de 25 municípios do estado.
Para Alzita o encontro realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), na Universidade Federal de Mato Grosso, cumpriu seu objetivo de promover o fortalecimento da atuação dos conselheiros e das conselheiras na efetivação das políticas públicas, por meio de discussões práticas de incidência política e do controle social, pois em momentos de debate como estes, revigoram a luta e dá novo ânimo a batalha dos árduos militantes. “Mais que ouvir palestras, os participantes puderam interagir com os pares e falar de suas angustias. Com isso, abstraíram novos conhecimentos e assimilaram novidades que vão tentar implantar em suas localidades”, avalia.

O Seminário teve inicio na manhã de ontem (11) com a exibição do vídeo Saúde e protagonismo popular, em seguida primeira mesa, com o tema O estado da arte do controle social das políticas públicas, que teve a participação de representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDDPH), Conselho Estadual de Saúde (Ces), Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea). Cada participante contou sua experiência e a forma que atua seu conselho, as dificuldades e os avanços que tiveram nos últimos anos. Após a explanação dos palestrantes foi aberto para debate onde os participantes puderam expor a realidade vivida em suas cidades e conselhos.

Dando sequencia ao evento às 14h teve início a segunda mesa que abordou o tema: Dialogando sobre democracia, participação e controle social. Os mediadores serão Dr. Julio Müller, Dr. Paulo Lemos, Profª. Haya del Bel, Herman de Oliveira, após a breve explanação de todos foi aberto para debate.

A presidente do Sisma aproveitou o ensejo para convidar os participantes a se fazer presente na Assembleia Legislativa, onde às 17h, a Lei de Iniciativa Popular que pede a revogação da lei que instituiu novo modelo de gestão em Mato Grosso, por meio das Organizações Sociais seria apreciada pelos deputados. “O Comitê em Defesa de Saúde, do qual o Sisma é membro coletou de 36 mil assinaturas. Com a adesão de 140 municípios, e fomos informados que Rondolândia nos próximos dias também irá as assinaturas em favor da lei de revogação das OS´s”, frisou Alzita.

Após a fala da presidente do Sisma se despediu e juntamente com alguns participantes do evento seguiu para a Assembleia. O grupo que permaneceu deu início a um “cochicho” onde os participantes em poucas palavras tinham que descrever o que é Participação e Controle Social. O primeiro dia do evento foi encerrado às 19h.

Na manhã de hoje (12) os participantes deram continuidade aos Trabalhos em Grupo, tendo Márcia Campos como facilitadora. O tema central do trabalho foi “Como fazer uma atuação política nos conselhos de políticas públicas”. “Nesse espaço os participantes, poderão começar a elaborar estratégias de atuação local, regional e em rede”, explica Márcia, que é conselheira suplente no Ces/MT e atua na Escola de Saúde Pública, onde participou da Capacitação de Conselheiros e Agentes Sociais de sua concepção até a execução.

Confira a Galeria Fotos do evento.
 

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos