(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Sisma apoia manifesto por melhorias à Rede de Saúde Mental em MT


20-05-2013 17:35 - Jaqueline Siqueira

Trabalhadores da Saúde Mental, usuários e familiares realizam na tarde de hoje (21), às 16h o Manifesto pela Rede de Saúde Mental em Mato Grosso. A mobilização será em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá/MT.

O manifesto contempla as atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial celebrado no último sábado (18) que conta com o apoio do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma).

Entre as principais reivindicações dos manifestantes estão: Tratamentos substitutivos a internação, com portas abertas a população, com abordagem psicossocial de qualidade e dignidade ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sisma que tem sido parceiro em todas as atividades promovidas pelos Trabalhadores da Saúde Mental. A presidente do Sindicato, Alzita Ormond lembra que o apoio às causas da Saúde Mental é uma das bandeiras que recebem o apoio de toda instituição . “Em todas as atividades promovidas pelo Ciaps Adauto Botelho e suas unidades o Sisma presta sua colaboração,e por isso estaremos juntos para apoiar o Manifesto pela Rede de Saúde Mental em Mato Grosso” enfatiza Alzita.

MANIFESTO: A realização do manifesto surgiu de acordo com a gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad), Débora Canavarros de uma das Assembleia realizadas pelo Caps Ad, que tem a participação de todos os servidores da unidade, pacientes e seus familiares. “Deste encontro realizado no mês de abril foi encaminhado que estaríamos mobilizando para este ato. Todos os Pacientes, seus familiares, alunos e trabalhadores da Saúde estão reivindicando a manutenção dos atendimentos multidisciplinares prestados principalmente pelo Caps Ad a população”, frisa.

PROGRAMAÇÃO 2013: As atividades da Luta Antimanicomial tiveram início no dia 13 deste mês e se estendem até o dia 23, com várias etapas ocorrendo nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

A gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad) Débora Canavarros, informa que a programação que alternou eventos na Capital e Várzea Grande, foi pensada para promover a integração, visto que as atividades têm a participação ativa de servidores do Estado, dos municípios que sediam Unidades de Tratamento e alunos em formação universitária das mais diversas áreas da saúde, em especial os de Psicologia.

Ela lembra ainda que a programação contemplou três momentos de Oficina Resgate dos ideais da Luta Antimanicomial, que serão realizadas no Caps III que irão debater os principais pontos da Reforma Antimanicomial, sendo um hoje (15), com início às 14hs, outro amanhã às 18h e o último na sexta (17) às 8h. O Caps III está situado na Rua Romena, esquina com a Rua Dinamarca, Jardim Europa – atrás da Unic.

O material destas oficinas vai subsidiar a Elaboração da Carta Manifesto aos Gestores Municipais, que está programada para ocorrer no dia 23 de maio, às 14h, na sede do Conselho Regional de Psicologia 18 (CRP 18), sito a Rua 40, nº 120, Bairro Boa Esperança (próximo ao Colégio Master Júnior).
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos