(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Servidores terão reajuste de 6,17% nos salários a partir de 1º de Maio


10-05-2013 12:14 - Jaqueline Siqueira

Anunciado ontem (09.05) o reajuste de 6,17% ao salário dos servidores públicos. O informe foi feito pelo governador do Estado, Silval Barbosa e que será incorporado à folha a partir do dia 01 de maio.

O reajuste é fruto do debate intenso do Fórum Sindical, entidade que o Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma) compõe, visto que na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013 foi previsto apenas um aumento de 4,5%.

De acordo com secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad para ao calculo do reajuste foi utilizado os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) período de maio de 2012 à abril de 2013.

ENTENDA MELHOR: O INPC/IBGE foi criado inicialmente com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores

O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos (aproximadamente 50% das famílias brasileiras), cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e demais residentes nas áreas urbanas das regiões metropolitanas abrangidas.

Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.

Calculado pelo IBGE entre os dias 1º e 30 de cada mês, compõe-se do cruzamento de dois parâmetros: a pesquisa de preços nas onze regiões de maior produção econômica, cruzada com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).


 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos