(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Carta aos Gestores da Saúde em Mato Grosso


22-03-2013 15:52 - Alzita Ormond

Companheiros e companheiras de luta por um SUS 100% Público. Parabenizamos a todos os secretários e secretárias municipais de saúde presentes no 16º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde realizado nos dias 21 e 22 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT.

Como o tema do encontro foi “SUS uma Política a ser concretizada” além de atualíssimo vem de encontro com as demandas dos municípios os quais vocês são os responsáveis por sua concretização e por existir, porque vocês são os que fazem o SUS fortalecer, mesmo com a escassez de recursos.

O desafio de ser gestor em Mato Grosso e no Brasil é muito grande, mas pedimos que vocês não se intimidem ao aceitar o convite de participarem da construção de um Sistema que é Universal, Equânime e Integral. É por este Sistema de Saúde que militamos desde a Reforma Sanitária.
Quero com esta carta reafirmar aos senhores e senhoras que já estão na estrada a mais tempo tenham certeza: o SUS dá certo sim e juntos podemos fazer muito mais.

Em Mato Grosso vertentes garantem que o SUS não é viável, e colocam as Organizações Sociais como a única salvação o que é uma inverdade. Vejam vocês que mesmo sem verbas e sem recursos, vocês fazem milagres. Imaginem então, com os repasses em dias?

Ser secretário, ser secretária de saúde não é tarefa fácil, sabemos disso, mas parabéns a todos que aceitaram este desafio.

Somos contra qualquer forma de terceirização dos serviços de Saúde e muito menos de sua quarteirização, quinterização... pois temos profissionais extremamente capacitados e qualificados para gerenciar a Saúde, assim como capital financeiro. Agora,
precisamos do apoio e vontade política para fazer o SUS funcionar e evitar a judicialização provocada pelas Organizações Sociais de Saúde.

Finalizo esta carta agradecendo o espaço que o Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (SISMA-MT) teve nesta edição do Encontro de Secretarias Municipais de Saúde e reiteramos que momentos iguais a este promovido pelo Cosems são de suma importância por trazer à tona a realidade “nua e crua” de cada região, de cada município mato-grossense e assim, aprendermos mais nesta troca significativa de experiências para o fortalecimento contínuo da Saúde no Estado.

Boa sorte a todos e todas.
Nosso muito obrigada, e desde já nos colocarmos à disposição como parceiros do Controle Social e do Sistema Único de Saúde sem fronteiras.

Alzita Ormond
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente – SISMA/MT e conselheira estadual de Saúde - segmento trabalhador.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos