(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Comissão Local de Saúde do Trabalhador do MT-Hemocentro toma posse


11-03-2013 15:57 - Ascom Sisma - Luana Soutos

Tomou posse nesta sexta-feira, 08 de março, a Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) eleita no MT Hemocentro. A Comissão deve desenvolver trabalhos voltados para a segurança do trabalhador na unidade durante um ano.

Na singela cerimônia de posse, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma/MT), Alzita Ormond, desejou força aos servidores eleitos e reafirmou o compromisso do Sindicato de caminhar sempre ao lado dos trabalhadores. Além disso, falou sobre a importância do trabalho da comissão.

“Nós estamos indo em todas as posses desta comissão nas unidades, porque são colegas que foram eleitos e esse trabalho faz com que os próprios colegas se sintam mais responsáveis por eles mesmos, assim como têm maiores condições de sensibilizar outros colegas da importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), o cuidado consigo mesmo e com o local de trabalho, para não comprometer até mesmo o resultado do trabalho no laboratório, por exemplo”, disse Ormond.

A presidenta eleita da Comissão, Marlene Gonzaga, se comprometeu a estudar, pesquisar e cobrar que as ações necessárias para o melhoramento do local de trabalho e da segurança dos trabalhadores sejam efetuadas.

O vice-presidente, Otto Ten Caten, que é membro da comissão pela terceira vez, afirmou que a saúde do trabalhador é uma questão ainda insipiente no MT Hemocentro. “Embora esta seja a terceira Comissão de Saúde aqui no MT Hemocentro, esse trabalho ainda não pegou. A nossa maior dificuldade nas gestões anteriores foi tempo disponível para o trabalho. Nós precisamos dispor desse tempo, para realizar um trabalho coletivo e junto com a gestão da unidade”. Segundo Ten Caten, a comissão eleita já começou a elaborar um plano de ação para a unidade, incluindo pesquisas com os servidores a respeito do uso de equipamentos de segurança, entre outros.

Para a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabani, não é fácil ter controle sobre essa questão sozinha. Por isso, ela espera que o trabalho junto com a Comissão seja realizado com sucesso e se dispôs a colaborar com o desenvolvimento de ações propostas pelos colegas.

Ormond alertou que o trabalho fica mais difícil ainda quando não há o comprometimento da gestão da Secretaria de Saúde, e citou o caso do Centro de Apoio Psicossocial – Adulto (CAPS AD), cuja estrutura está colocando em risco a vida dos servidores e usuários da unidade e que, até o momento, não há posição oficial da SES com relação a isso.

A Comissão Local de Saúde do Trabalhador do MT Hemocentro é formada pelos seguintes membros: Marlene Gonzaga de Arruda (presidente), Otto Tem Caten (vice-presidente), Vinícius Gonçalo Oliveira (Titular), Milton Gomes da Silva (suplente) e Maria de Lourdes Costa (suplente).
 

Confira aqui as fotos da posse.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos