NOTA DE REPÚDIO A VIOLÊNCIA POLICIAL

07-03-2013 18:21 - A diretoria

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT), vem declarar publicamente seu repúdio e preocupação quanto à ação do Batalhão Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) no ato de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso que foi realizado na tarde desta quarta-feira, 6 de março, na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Com truculência e total falta de respeito ao cidadão, a polícia se utilizou de armas, mesmo sendo de balas de borracha, para agredir estudantes que exerciam o seu livre direito de manifestação de maneira pacífica e não violenta, reivindicando a atenção da sociedade para a questão da Casa do Estudante, benefício que respalda a permanência de muitos estudantes de fora da capital que não têm condições de pagar uma residência durante a graduação na Universidade Federal.

É urgente que o Governo do Estado se coloque firmemente em situações como essa, que infelizmente estão cada vez mais frequentes, e ensine os militares, com cursos permanentes de capacitação e qualificação, que o seu papel não é repreender, nem violentar a população que paga os seus salários, mas sim defender e garantir a segurança do cidadão, independente de quem seja. Os policiais precisam saber como agir em situações como esta.

O Sisma/MT é a favor do respeito e da valorização dos direitos do ser humano e totalmente contra a todas as formas de repressão e violência, típicas dos duros anos de ditadura militar, em que centenas de pessoas que lutavam por liberdade e justiça perderam suas vidas ou convivem até hoje com as sequelas provocadas por ações doentias e perversas de outros seres humanos.

A Diretoria.

Veja aqui o vídeo em que os policiais agridem e levam presos alguns estudantes.

Neste outro vídeo aqui, o momento em que o policial atira e atinge uma estudante.

Este terceiro vídeo (aqui) mostra como começou a agressão dos policiais.