(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Escolas estaduais vão combater hanseníase e verminose


27-02-2013 18:11 - Mídia News

Equipes de Vigilância em Saúde de 29 municípios visitarão as unidades educacionais em Mato Grosso, entre os dias 18 e 22 de março. O objetivo é fazer uma investigação sobre casos de hanseníase e geohelmintíases (lombriga) em estudantes de 5 a 14 anos. A informação é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A ação de governo, por meio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, atuará com orientações, encaminhamento e medicamentos de combate as geohelmintíases e detecção e tratamento da hanseníase.

Para o desenvolvimento das atividades os professores receberão treinamento, os gestores terão que entregar e recolher dos pais o termo de consentimento autorizando a medicação (Albendanol) e ficha de auto-imagem (identificar manchas suspeitas no corpo da criança).

Cabe ainda às escolas apoiar a equipe de saúde na divulgação de cartazes, panfletos e folders. A operação faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, que pretende investigar e tratar casos dessas doenças no país.

Segundo o responsável pela Campanha em Mato Grosso, o coordenador da hanseníase/ SES, Cícero Fraga de Melo, com diagnóstico preciso e ações preventivas é possível reduzir as notificações dessa doenças.

“O levantamento anual realizado no Estado apontou que nos dois primeiros meses de 2013, os índices da hanseníase em adultos chegaram a 2.289 casos relatados, enquanto em menores de 15 anos foi de 119 notificações”. Esses números superam o balanço de todo o ano passado. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos