(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Barra do Garças - Justiça decreta prisão de ‘médico do césio‘


27-02-2013 15:40 - Gazeta Digital

A Justiça de Barra do Garças (509 km a leste da Capital) decretou a prisão preventiva do médico Orlando Alves Teixeira. A decisão, proferida pelo juiz de Direito Wagner Plaza Machado Júnior, foi fundamentada no descumprimento de determinação judicial, que previa o afastamento da atividade médica por parte do profissional.

Teixeira chegou a ser preso pela Polícia Federal no ano passado, acusado de praticar abortos na clínica de sua propriedade, no município, e roubar medicamentos exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo após determinação judicial, o Ministério Público do Estado (MPE) constatou que o profissional continuava a atender no Hospital de General Carneiro (442 km a leste da Capital) e na Casa do Índio.

Ex-sócio do Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), Teixeira foi responsabilizado pela tragédia nuclear envolvendo a cápsula de Césio 137, em 1987, em Goiânia (GO). O acidente ficou internacionalmente conhecido e matou mais de 60 pessoas, afetando ainda outros mil moradores da região. Teixeira foi condenado, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por homicídio culposo.

O magistrado encaminhou uma cópia da decretação para a divisão de capturas da Polícia Civil e Teixeira é, a partir de agora, foragido da Justiça. “Cito ainda que há elementos que indicam que o réu em outra ocasião, no serviço público, cometeu ilícito contra a saúde pública, vez que estaria envolvido nas mortes decorrentes da exposição por Césio 137, ocorrida em Goiânia/GO. Senão bastasse, entendo ainda descabido que o réu seja remunerado pela Fazenda Pública, que foi tanto vítima do réu quanto os nascituros”, afirmou Machado na decisão. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos