(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Atores da saúde constroem o planejamento estratégico do CNS para 2013/2015


20-02-2013 13:25 - Ascom Conselho Nacional de Saúde

Com o intuito de planejar a nova gestão 2013/ 2015, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nos dias 19 e 20 de fevereiro, a 51ª Reunião Extraordinária e o primeiro dia da 242ª Reunião Ordinária para a elaboração do Planejamento Estratégico do CNS, na perspectiva de uma articulação sistêmica com os demais órgãos de controle e participação social do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CNS, como órgão autônomo, paritário, diverso, democrático e participativo norteia a nova gestão do conselho e por isso, 180 pessoas, entre conselheiros nacionais de saúde – titulares e suplentes-, coordenadores de plenárias de Conselhos de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, além dos técnicos e assessores do CNS, foram convidados a participar da elaboração desse planejamento participativo.

Cinco dimensões foram elaboradas para compor os objetivos específicos do planejamento: atualizar, validar a missão do CNS; realizar análise situacional de estrutura e funcionamento do conselho; elaborar um plano de ação com o planejamento da etapa de gestão, monitoramento e avaliação do plano; articular estratégias de planejamento com os Conselhos Estaduais de Saúde e Plenárias dos Conselhos e promover o reconhecimento mútuo de atores chaves para o planejamento do CNS e do Sistema Nacional de Participação e Controle Social do SUS.

O professor da Universidade de Brasília, Antônio Cardoso, do Departamento de Saúde Coletiva, foi chamado para apoiar e orientar as etapas do planejamento estratégico. Para desenvolver as atividades, o professor escolheu como método de trabalho o enfoque participativo do Planejamento Estratégico Situacional (PES), de Carlos Matus, que será realizado em três etapas: construção da missão, análise de situação e desenvolvimento do plano.

Na primeira etapa, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalhos e ao final das reuniões apresentaram relatórios das atividades desenvolvidas. Cada grupo trabalhará um tema específico, sendo eles: fortalecer o SUS e seus órgãos de Controle Social e mobilizar a sociedade em defesa do direito à saúde; Participar da formulação da política nacional de saúde; Participar do controle da execução da política nacional de saúde; Deliberar, encaminhar e avaliar a Política de Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde no SUS e Acompanhar o processo de incorporação científica e tecnológica no País.

A proposta para o produto da primeira etapa da elaboração do plano, a construção da missão do conselho, foi pensada a partir das expectativas dos conselheiros do CNS apresentadas na 241ª Reunião Ordinária, a primeira da nova gestão. Entre as expectativas apresentadas pelos conselheiros, estão a perspectiva de ampliação do diálogo entre os conselhos estaduais, municipais e o nacional, a mobilização para valorização dos trabalhadores da saúde, entre outras.

Na abertura do encontro, a presidenta do CNS, Socorro Souza, ressaltou a idéia de tentar reunir todos aqueles ligados ao CNS e ao controle social no âmbito do SUS. “Reunimos esforços com a idéia de trazer todos os participantes, titulares e suplentes, e todas as representações para se integrarem e se conhecerem dentro dos grupos de trabalhos. O grande diferencial é planejar para os próximos três anos, antes o planejamento era feito pensando em um ano de gestão”.

A intenção do encontro, além de definir a estratégia de atuação do CNS, é também de proporcionar espaços de diálogos entre os sujeitos envolvidos. Como dito pela presidenta do Conselho nacional de Saúde na 241ª Reunião Ordinária, a idéia da nova gestão é de partilhar poder, pensar em espaços de interlocução entre representações, governo, e todos os sujeitos envolvidos na saúde e SUS.

Para acessar as fotos do primeiro dia da 51ª RE do CNS, clique nas imagens acima. Ou clique aqui. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos