(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

POLUIÇÃO: Cuiabá tem 80 lixões


19-02-2013 09:01 - Diário de Cuiabá

Em Cuiabá, aproximadamente 80 bolsões de lixo estão espalhados pelos mais diversos cantos da cidade, fora e dentro do perímetro urbano, prejudicando, inclusive, pontos de apelo ecoturístico.

Como na estrada e trilha que começa no bairro Morada da Serra e termina no distrito do Coxipó do Ouro.

Visada, principalmente, por ciclistas interessados em “fugir” do tumulto característico dos ambientes urbanos, a trilha, atualmente, confunde-se a um lixão a céu aberto.

Ao invés do saudável verde e da atmosfera livre de poluição, restos de comida, móveis, eletrodomésticos; animais mortos, pneus, entulhos dos mais variados tipos, além de um intenso mau cheiro, são os elementos que compõem a paisagem.

A advogada Marli Spolidoro Albano, que nas horas vagas também pedala, afirmou ter ficado impressionada com a quantidade de lixo acumulada na trilha. Neste sábado (16) ela esteve no local na companhia de outros ciclistas e disse que nunca viu nada igual.

“Infelizmente, tem sido muito comum encontrar lixões a céu aberto em vários pontos da cidade. A trilha do Coxipó do Ouro, porém, se destaca em relação às outras. O volume de lixo é muito grande”, diz a advogada, que também integra o “Ciclovia Já”, movimento de alcance mundial, que luta pelos direitos dos ciclistas.

O acúmulo de lixo que salta aos olhos na estrada e trilha do Coxipó do Ouro é ainda mais agravado pelas chuvas, que, além de espalhar os resíduos - formando dezenas de poças de lama contaminadas com chorume – transformam-se num propício criadouro do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

Na tarde desta segunda-feira (18) a reportagem do DIÁRIO foi ao local conferir de perto a situação. Durante pouco mais de 40 minutos, três motoristas foram flagrados despejando lixo nas margens da estrada.

A prefeitura de Cuiabá, por meio da assessoria, atribuiu a existência de bolsões de lixo pela cidade à falta atenção de gestões anteriores, enfatizando que já foi dado início a um mutirão para limpar a cidade.

Nesta semana, segundo a prefeitura, o foco da limpeza serão as praças e avenidas da cidade e, na semana que vem, os bairros.

A prefeitura ainda ressaltou que, a partir de março, a equipe do mutirão será reforçada com mais 300 pessoas e que, com isso, pretende intensificar a fiscalização.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos