(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Casos na Saúde: Há 10 anos não nasce ninguém no hospital de Chapada, diz vereador


15-02-2013 12:36 - RD News

Os chapadenses desta geração na verdade são cuiabanos, isso porque faz 10 anos que não nasce um único bebê no hospital de Chapada dos Guimarães, a Fundação Hospitalar Santo Antônio. Sem centro cirúrgico, a unidade tem que encaminhar as mães em trabalho de parto para a Capital mato-grossense a fim de seus filhos virem ao mundo. A realidade da principal cidade turística de Mato Grosso envergonha o Estado, principalmente porque este será subsede da Copa do Mundo de 2014 e demonstra tamanha falta de infra-estrutura.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Eduardo, o Carlinhos do PT, recentemente nasceu um casal de gêmeos, mas as crianças só nasceram na região devido à mãe ter passado mal e por morar em lugar de difícil acesso na zona rural, não conseguiu sair à procura de auxílio médico. “Chapadense só nasce em Chapada se for nessas condições ou na estrada, a caminho de algum hospital em Cuiabá”, lamentou o parlamentar.

Este problema, inclusive, foi objeto de protesto nos discursos de campanha do prefeito José de Souza Neves (PSDB). Assessores do prefeito recém empossado dizem que ele tem grande preocupação em aparelhar o hospital, mas se vê em dificuldade diante da falta de recursos. O Governo do Estado, por exemplo, não faz os repasses mensais aos municípios para a manutenção da atenção básica.

Conforme Carlinhos do PT, somente em relação à Chapada, a dívida chega a R$ 900 mil. O vereador ressalta que o caos é tão grande que todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) da zona rural estão fechados e apenas uma ambulância atende todo o perímetro urbano e rural. “Na verdade aquilo mais parece um pronto-atendimento do que um hospital”, criticou.

Para piorar a situação, a secretaria municipal de Saúde ficou mais de 20 dias sem direção por conta do período de transição de mandato. Agora assumiu interinamente o cargo de secretário o diretor do hospital, Paulo Benigno Eloy de Amorim. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito José de Souza Neves, segundo a assessoria do gestor, o mesmo retornaria a ligação mais tarde, no entanto, não deu qualquer retorno. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos