(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Dengue aumenta 137%


08-02-2013 10:56 - Diário de Cuiabá

A quantidade de casos de dengue registrada neste ano é 137% superior ao que foi contabilizado no mesmo período de 2012. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), de 1º janeiro a 06 de fevereiro de 2013 foram registrados 6.805 casos da doença, contra 2.875 no ano anterior.

Até o momento, do início do ano até o último dia seis, cinco pessoas morreram no Estado, sendo duas confirmadas como sendo vítimas da doença, nos municípios de Jaciara e Juara. As três restantes estão em fase de investigação, nas cidades de Campo Novo dos Parecis, Primavera do Leste e Cáceres.

A maior parte dos casos registrados se concentra na cidade de Rondonópolis (386) e região metropolitana de Cuiabá (361).

Em Várzea Grande, a quantidade de lixo acumulado em áreas situadas no perímetro urbano salta aos olhos, o que contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença.

A situação é agravada pelo período chuvoso. O mosquito se reproduz em locais com água parada.

Num trecho situado na lateral da rua São Gonçalo, localizada no bairro Engordador, restos de alimentos, tralhas dos mais diversos tipos, partes de móveis e pneus formam um propício criadouro para o mosquito.

O acúmulo de lixo é tanto que boa parte dele já passa a tomar conta da rua.

O secretário de Infraestrutura do Município, Gonçalo de Barros, admitiu que a cidade sofre com a grande quantidade de lixo espalhado pelos muitos pontos da zona central e atribuiu grande parte do problema à interrupção dos serviços de coleta pela empresa responsável pelo serviço.

Devido à falta de pagamento por parte da prefeitura, a Locar ficou, em novembro e dezembro do ano passado, sem colher o lixo.

“A situação na cidade virou um caos. Muito desse acúmulo é em decorrência disso. Porém a questão do lixo em Várzea Grande é um problema muito sério. Precisamos construir um aterro. Estamos na fase de elaboração de projetos e de um plano de resíduos sólidos”.

Gonçalo também disse que muitas pessoas, vindas de Cuiabá, atravessam a ponte para despejar lixo em Várzea Grande, especialmente em terrenos baldios.

O secretário garantiu, no entanto, que em uma semana o referido trecho do bairro Engordador, e muitos outros, estarão devidamente limpos.

“Já iniciamos o processo de limpeza”. Gonçalo disse que o sistema de coleta de lixo na cidade ainda não funciona plenamente, mas que já está bem próximo da “normalidade”.

RECOMENDAÇÕES - A SES recomenda aos municípios que desenvolvam ações do plano de contingência para prevenção e controle da dengue. Dentre elas, aumentar os trabalhos de notificação; investigar casos e monitorar sempre de forma oportuna; definir estratégias para redução da força de transmissão da doença por meio do controle de vetor e de seus criadouros; sistematizar atividades de mobilização junto à sociedade; fortalecer a articulação das diferentes áreas de serviços, visando a integralidade das ações para o enfrentamento da doença no reforço as ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestã 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos