(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Presidente do Sisma/MT defende SUS em encontro de gestores municipais de Saúde


07-02-2013 18:49 - Ascom Sisma - Luana Soutos

Em reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), realizada nesta quarta-feira, 06 de fevereiro, na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma/MT), Alzita Ormond, defendeu o SUS 100% público e pediu aos cerca de 22 gestores presentes no período da tarde que orientem os prefeitos de suas cidades nesse sentido.

Ormond alertou sobre a propaganda milionária que o Governo está veiculando na televisão, na tentativa de legitimar os serviços prestados pelas Organizações Sociais, que tiveram início em 2011. “Todos viram a propaganda que o Governo está fazendo das OSS’s, utilizando usuários-atores. Pois é, o Sisma recebeu e continua recebendo inúmeras denúncias de servidores a respeito dessas organizações, e essas denúncias estão sendo encaminhadas ao Ministério Público”, afirmou. Segundo a presidente, o valor do contrato de carona feito pelo Governo para divulgar as OSS’s, superior a 1 milhão e novecentos mil reais, foi retirado do Fundo Estadual de Saúde.

Ela lembrou que o Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2011 da Secretaria Estadual de Saúde foi reprovado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) por ser considerado inconsistente e também que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as contas referentes ao mesmo ano, apontando inúmeras regularidades. Segundo Ormond, os conselheiros de saúde que contribuem para aprovação de qualquer irregularidade nos relatórios de gestão se tornam co-autores destas.

Por fim, a presidente questionou os gestores sobre os rumos que o serviço tem tomado. “Tenho a alegria de ver que muitos de vocês são servidores de carreira e eu gostaria que a gente refletisse sobre o que é que a gente está fazendo com o SUS neste estado desde 2004. Esse sucateamento não pode acontecer”.

Ormond concluiu sua fala agradecendo a todos e pedindo que fiquem alerta nesse sentido, pois todos podem precisar de atendimento do SUS em qualquer eventualidade.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos