(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Sisma/MT discute alternativas para viabilizar o MT Saúde


07-02-2013 15:47 - Ascom Sisma - Luana Soutos

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma/MT), Alzita Ormond, junto a vice-presidente Aparecida Silva Rodrigues e a primeira secretária, Zuleide Silva Pulchério Klein, participaram, nesta segunda-feira, 04 de fevereiro, de uma reunião para discutir alternativas que possam viabilizar o MT Saúde, plano de assistência utilizado pelos servidores públicos do estado.
 
Alegando um déficit de quase 2 milhões por mês, o presidente do MT Saúde, Flávio Taques, apresentou os números de arrecadação e gastos do plano, e sugeriu que o cálculo seja modificado e, em vez de ser feito em cima do salário de cada servidor, passe a ser feito por faixa etária.
 
O representante do Sinpae/MT sugeriu que os cálculos continuem sendo feitos sob o salário dos trabalhadores, mas que o estado assuma porcentagens dos valores, variando de acordo com a arrecadação de cada família.
 
O secretário de estado de Administração, Francisco Faiad, participou do início da reunião e disse que tem ciência de que o MT Saúde não é viável neste momento, e somente com a ajuda dos servidores, que são os usuários, ele se tornará possível novamente. “Nós queremos fazer essa discussão com vocês de maneira transparente e leal, porque o MT Saúde é de vocês. Nós, gestores, podemos passar, e vocês continuam nele”.
 
Para a presidente do Sisma, é fundamental a participação dos servidores neste processo, mesmo porque a luta dos funcionários de carreira têm sido, sempre, pela participação nas decisões acerca da assistência à saúde. “Nós defendemos o SUS 100% público, mas não podemos ficar alheios ao fato de que há servidores interessados em ter um plano de saúde particular, mesmo porque o SUS padece com a má gestão que vem tendo. Não vamos deixar os servidores sofrerem com este caos, porque 70% dos efetivos do estado mantém, ainda, o MT Saúde vivo. Então, nós discutiremos as alternativas, junto às entidades interessadas, para tentar solucionar essa questão”.

Uma nova reunião, ainda sem data mercada, será realizada para que, a partir dos dados apresentados pelo presidente do MT Saúde, novas propostas possam ser apresentadas pelas entidades que representam os servidores de Mato Grosso.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos