(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Saúde interdita reagentes usados em ressonância magnética


05-02-2013 10:30 - Mídia News

A Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar dos lotes dos medicamentos relacionados - Magnevistan, Dotaren e soros fisiológicos. As vigilâncias sanitárias dos municípios executarão as investigações e interdições.

A medida cautalar foi tomada após três mortes ocorridas na segunda-feira (28) passada, no Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), durante um exame de ressonância magnética e fez com que as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais adotem ações preventivas para evitar danos à saúde da população.

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que a medida se faz necessária devido aos óbitos registrados no município paulista..

As mortes estão sob investigação, uma vez que podem estar relacionados a exames de ressonância magnética, com utilização de contraste.

Os medicamentos deverão ser segregados, embalados, identificados e os termos de interdição deverão ser lavrados pela vigilância sanitária local, sendo os proprietários como fiel depositário.

Após a conclusão das investigações que estão sendo realizada pela Anvisa, a Vigilância Sanitária do Estado determinará as providências cabíveis.

Fiscalização da Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que vai notificar os estabelecimentos que realizam o exame de ressonância magnética, em cumprimento a determinação da Vigilância Sanitária de Mato Grosso.

A interdição dos medicamentos será pelo prazo de 90 dias e, no âmbito estadual, será cumprida pela Vigilância Sanitária de Cuiabá.

A nota diz ainda que, já nesta terça-feira (5), os agentes da Vigilância Sanitária começarão a fiscalizar as clínicas de diagnóstico por imagem presentes na Capital e, caso algum lote referente aos medicamentos citados seja encontrado, este será lacrado até o fim das investigações do caso de Campinas.

Os medicamentos interditados são:

Soro fisiológico 10ml laboratório Samtec. Lote: SOG Validade 02/2014
Soro fisiológico 10ml laboratório Samtec. Lote SSN Validade: 05/2014
Soro fisiológico 10ml laboratório Equiplex. Lote 1230970 Validade: 07/2014
Contraste Dotaren, Laboratório Guebert. Lote: 12GD324C Validade: 10/2015
Contraste Magnevistan, Laboratório Bayer. Lote 11568D Validade: 03/2015.  


Deixe Seu Comentário


Links rápidos