(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

A saúde e o SUS na agenda dos novos gestores municipais


05-02-2013 10:06 - Conselho Nacional de Saúde

No dia 31 de janeiro aconteceu o primeiro Encontro Nacional de Acolhimento aos Secretários(as) de Saúde, em Brasília. O evento foi uma iniciativa do ministério da saúde em parceria com o CONASS- Conselho Nacional de Secretários de Saúde, CONASEMS- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e OPAS- Organização Pan-Americana da Saúde. A finalidade era acolher e informar os secretários(as) de saúde sobre os programas e financiamento da área.

A presidenta do Conselho Nacional da Saúde – CNS, Socorro Souza, esteve presente no encontro. "Os 2.600 secretários(as) de saúde representam metade dos municípios e da população brasileira das cinco regiões do país. A saúde foi promessa de campanha da maioria, portanto, compromisso com os anseios da população. Meus votos são que este evento, além de capacitá-los para captação de projetos e linhas de financiamento, favoreça a celebração de um pacto político entre todos os entes federados no sentido de fortalecer o controle social e destacar o lugar da saúde como prioridade de seus governos. A exemplo da Força Nacional do SUS em Santa Maria/RS, a solidariedade permanente entre os entes é
fundamental para mostrar á sociedade brasileira que o SUS é legítimo e acreditável em todas as suas dimensões de promoção, proteção e assistência à saúde e não apenas em situações de tragédias e emergências", ressaltou Socorro.

O evento dispôs de 40 mesas de atendimento aos gestores municipais e 14 oficinas onde foram apresentados e debatidos temas como Construção e Reforma de Unidade Básica de Saúde, Cartão SUS, PROVAB, Rede Cegonha, UPA, dentre outros.
Ainda entre os dias 28 e 31 de janeiro ocorreu o Encontro Nacional de Prefeitos, também na capital federal. O CNS esteve presente na abertura do encontro, que aconteceu na segunda-feira, 28. A presidenta e a secretária adjunta do CNS, Socorro Souza e Fátima França compareceram ao evento.

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, no encontro com os prefeitos, os desafios das cidades são os mesmo do Brasil e por isso é tão importante os três níveis de governo atuar em conjunto numa relação interfederativa e agenda articulada. Dilma salientou ainda a necessidade de planejar, definir prioridades, acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento de um plano de ação.

Na ocasião foram anunciados R$ 66,8 bilhões que serão investidos em diferentes áreas. Na esfera da saúde, Dilma apresentou o financiamento para o projeto de construção de 1.253 novas Unidades Básicas de Saúde e cerca de R$ 1,2 bilhão para equipamentos dessas unidades.

Ainda com relação aos novos gestores municipais, na primeira reunião ordinária do CNS de 2013, que aconteceu nos dias 30 e 31 no plenário do Conselho, foi colocada em pauta a proposta para prioridades do SUS e da saúde na agenda dos planos e conferências municipais de saúde.

 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos