(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Trabalho da Vigilância constata presença do vírus 4 da dengue em Lucas


30-01-2013 19:04 - MT Agora

Trabalho de isolamento do vírus da dengue em um paciente de Lucas do Rio Verde constatou que o sorotipo 4 da doença está presente no município. A informação é da Coordenadora da Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Barbara Marconi. Ela apresentou relatório de casos registrados até o dia 29 de janeiro. Foram registrados 401 casos suspeitos, sendo que 71 foram confirmados positivos e 3 foram descartados.

De acordo com a coordenadora, a confirmação do sorotipo 4 da dengue deixa o serviço público de saúde em estado de alerta, já que toda a população fica exposta à doença. Bárbara lembra que sendo um sorotipo novo, não há contaminação em escala. Pessoas que contraíram dengue passam a ter imunidade contra os tipos a que foram infectados, mas ficam suscetíveis aos demais. “Por isso estamos vivendo esse período com esse número alarmante de dengue”, alerta.

Apesar da presença do novo sorotipo em circulação, não é descartada a presença dos outros três tipos de vírus.

O levantamento feito pela Vigilância em Saúde aponta que o mosquito está presente em todos os setores de Lucas do Rio Verde. Diante disso, a recomendação é que as pessoas intensifiquem o controle sobre lixos e recipientes que possam reter água para evitar que o mosquito continue se proliferando. “Precisamos dessa parceria com a população, não podemos deixar o mosquito se prolifere, pois uma vez que tenha uma pessoa infectada, ele vai disseminar a doença no município”, adverte Bárbara.

Investigação

A coordenadora tomou conhecimento do falecimento de um idoso no bairro Rio Verde no fim de semana. Ele apresentou quadro hemorrágico, apresentando sangramento nas mãos e na cabeça. Segundo informações, ele apresentou quadro febril e alguns sintomas que possam estar relacionados à dengue. O caso será acompanhado pela Vigilância em Saúde. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos