(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Ministério promete aumentar recursos para evitar mortandade indígena em MT


30-01-2013 10:11 - Olhar Direto

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, estuda formas de ampliar recursos para atender comunidades indígenas em Mato Grosso que enfrentam sérios problemas de saúde.

O município de Campinápolis, por exemplo, abriga atualmente uma população de cerca de 6,5 mil indígenas, quase metade do total da população do município que é de 14 mil habitantes.

O prefeito Jeovan Farias (PSB), acompanhado do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), pediram atenção do governo federal para acompanhar casos de morte e falta de atendimento à saúde da população indígena da região.

“Segundo relatos do prefeito e da população local, a situacão tem se agravado nos últimos anos, decorrente principalmente de doenças como pneumonia, gripe e diarréia”, informa o deputado apoós reunião ocorrida nesta terça-feira (29.1), em Brasília.

A Sesai é a área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no âmbito do Sistema Único de Saúde.

A Secretaria assumiu todas as funções antes atribuídas ao departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional do Índio (Funasa) e também as ações de saneamento básico nas áreas indígenas. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos