(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Fiocruz produzirá insulina a partir de abril e material será distribuído pelo SUS


24-01-2013 10:11 - Olhar Direto

O Laboratório Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, começará a produzir, ainda em 2013, cristais de insulina, que são o princípio ativo deste medicamento a ser utilizado no tratamento de diabetes. A medida está assegurada pela parceria entre o Ministério da Saúde com o laboratório ucraniano Indar – um dos três produtores de insulina no mundo, com quem o ministério tem acordo de transferência de tecnologia para a produção nacional do medicamento.

A previsão é que em três anos (2016) o Brasil produza Insulina NPH em escala industrial. O governo vai ampliar a oferta de insulina aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério adquiriu mais 3,5 milhões de frascos do medicamento, que serão entregues a partir de abril. A expectative é de que sejam distribuídos 10 milhões de frascos até dezembro.

“Nosso esforço é para que os pacientes tenham a segurança de receber um medicamento de alta qualidade, produzido aqui no país. Além disso, queremos reduzir a vulnerabilidade do país no mercado internacional de medicamentos, incentivar a produção nacional de ciência e tecnologia e fortalecer a indústria farmacêutica brasileira”, destaca o ministro Alexandre Padilha.

Estudos divulgados pelo MInistério da Saúde mostram que 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes. Destes, cerca de 900 mil dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde para a obtenção de insulina. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos