(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Cerca de 34% da demanda atendida pelo Cridac no Estado é voltada aos pacientes com TEA


16-04-2024 08:00 - ASSESSORIA DE IMPRENSA SISMA/MT

Em pleno ‘Abril Azul’, o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA MT), comemora dados divulgados recentemente pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), de que cerca de 34% dos atendimentos e consultas médicas realizadas pela unidade são ofertados aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Abril é o mês escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientização da sociedade em torno do TEA, e para que os portadores deste distúrbio do neurodesenvolvimento tenham direitos reconhecidos e validados.

Neste contexto, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, atende cerca de 300 pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A unidade oferta acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, neuropediatras, ortopedistas, otorrinolaringologistas, fisiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Os pacientes com TEA acompanhados pelo Cridac também contam com uma sala sensorial voltada para o paciente autista.

“Esses números revelam o quanto é necessário esse suporte aos pacientes que têm TEA. Neste mês, o SISMA MT, está mobilizado em prol da luta por direitos e igualdade social para aqueles que tem o espectro autista. Eu sou pai de uma criança com espectro autista e sei como a oferta de atendimento multidisciplinar e gratuito faz a diferença na rotina do paciente e todos a sua volta. Ainda bem que temos esse serviço disponibilizado pelo SUS. Precisamos potencializar a luta por direitos e fazer com esses atendimentos cheguem ao interior do nosso estado, podendo assegurar a oferta de serviços e atender mais pessoas”, pontua o presidente do SISMA/MT, Carlos Mesquita.

Mesquita lembrou que 2 de abril foi comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo. “É preciso conscientizar, mas também é preciso, nesse mesmo nível de importância, criar condições para que o diagnóstico ocorra o mais cedo possível. O diagnóstico precoce do autismo ajuda a melhorar as habilidades sociais e de comunicação da criança. Isso porque o autista começa a realizar as intervenções de forma precoce e é estimulado a se desenvolver e isso vai facilitar o entendimento junto aos familiares, as acolhidas e a própria relação familiar”.

CAPACITAÇÃO - O tema é tão importante e há ainda muitas informações para serem compartilhadas que o presidente do SISMA/MT lembra que a Escola de Saúde Pública (ESP/MT) inicia no próximo dia 18, com aula inaugural a partir das 14h, o “Curso de Qualificação para Profissionais da Rede de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (QualiTEA)", na Modalidade EaD. A capacitação vai de abril a julho deste ano, totalizando carga horária de 80 horas, 150 profissionais inscritos serão divididos em 5 turmas. O curso será de forma gratuita, com transmissão no canal do YouTube da ESP/MT: https://youtube.com/@escoladesaudepublicademato5827?si=-JWmph8ZN70uEC47. O professor e médico psiquiatra da infância e adolescência, Bruno Duarte, será o responsável pela qualificação.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos