(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Após reunião na Seplag, SISMA anuncia que pagamentos complementares serão feitos na próxima segunda-feira


01-02-2024 21:00 - ASSESSORIA SISMA/MT

Depois de anunciar que uma folha complementar de pagamento será realizada pelo governo de Mato Grosso para regularizar a ausência do pagamento do subsídio de janeiro de 198 servidores contratados pela Saúde estadual, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Carlos Mesquita, confirma que os pagamentos vão ser realizados na próxima segunda-feira, dia 5, mas que os holerites já estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, dia 2.

Além da correção no sistema do e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do governo federal), Mesquita anuncia ainda que nessa folha complementar serão contemplados 2.760 servidores da saúde com o pagamento de adicionais. “No dia 30 de janeiro, 198 servidores não receberam seus subsídios. Com essa folha complementar serão contemplados os 198 servidores e mais outros 2.562 servidores com algum tipo de adicional.  O SISMA  agradece o empenho de toda a equipe da SEPLAG em resolver o problema do sistema". 

O compromisso em corrigir as distorções de parte da folha de pagamento dos servidores estaduais da Saúde foi firmado após duas reuniões do presidente do SISMA/MT com o Secretário Adjunto de Gestão de Pagamento de Pessoal da Seplag,  Geonir Paulo Schnorr.

“Uma folha complementar será feita para corrigir as distorções, permitindo que os servidores imprimam seus holerites na sexta-feira, com pagamento para segunda-feira. Quero agradecer o empenho pessoal do secretário Geonir, bem como de toda sua equipe em solucionar o problema e regularizar os pagamentos com a maior brevidade possível”, destaca Mesquita.

Ainda como faz questão de ressaltar o presidente do SISMA/MT, “o problema foi detectado e solucionado. Tivemos livre acesso à Seplag para buscar essa correção e acompanhamos todo o empenho da equipe da Folha de Pagamento para que os servidores da Saúde pudessem receber o salário na segunda-feira”.

A própria Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) emitiu um comunicado relatando o problema e confirmando a regularização dos pagamentos.

ENTENDA O PROBLEMA – Como explica o presidente Mesquita, 198 servidores contratados não receberam seus salários devido a um erro no sistema relacionado ao e-Social em razão das adequações no sistema de gestão de pessoas que foram implementadas para cumprir as novas exigências do e-Social, em face da extinção da DIRF, pelo governo federal. Mesmo realizando testes prévios, como explicou a Seplag, que não revelaram problemas preliminares, no momento do envio da informação ao e-Social, algumas inconsistências foram apresentadas e os pagamentos deixaram de ser realizados, por conta desses problemas.

OUTRA MUDANÇA - Devido a uma nova atualização do Sistema Estadual de Administração de Pessoas (SEAP), o pagamento referente ao adiantamento do adicional de 1/3 de férias será efetuado com antecipação de 1 mês e não mais de 2 meses, como vinha ocorrendo até o mês de dezembro de 2023.

“Apesar de todo transtorno causado aos servidores que tiveram o pagamento não-creditado, o SISMA foi muito bem recebido pela equipe da Seplag. Mais uma vez intermediamos soluções, garantindo os direitos dos trabalhadores. O SISMA está sempre em defesa dos direitos dos servidores da Saúde e lutando para haja respeito, valorização e legalidade de atos do Estado, em relação aos profissionais do SUS”.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos