(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Campanha de Natal leva alegria à comunidade rural do assentamento Santa Filomena


19-12-2023 10:29 - ASSESSORIA SISMA


Que as equipes do SAMU salvam vidas todos os dias, isso todo mundo sabe. Mas a surpresa do final de semana foi o ato de solidariedade que a Unidade do SAMU de Poconé, a Bravo 7, realizou no Assentamento Santa Filomena, no entorno do Município.

O idealizador do evento é o enfermeiro do SAMU, Admilson Modesto, servidor que está no município há 21 anos e no SAMU, já há uma década. Ele nos conta que a ação remonta há época em que ele era lotado no PSF do município e que, após sua entrada no SAMU, o projeto ganhou mais amigos e o nome da ação se tornou “SAMU entre Amigos”.

“É uma ação social que conta com a participação de uma equipe. Além dos servidores do SAMU, da Unidade Poconé Bravo 7, temos uma equipe por trás disso, com profissionais liberais, muitos colaboradores e pessoas que estão preocupadas com o bem estar das crianças e dos seus pais”. Ele explica como a ideia do projeto surgiu: “Na zona urbana, existem muitas pessoas que fazem essas ações mas, infelizmente na zona rural não têm. Eu trabalhei na zona rural 14 anos. Antigamente era com o pessoal do PSF que fazíamos esse trabalho, e agora é com o SAMU, os colaboradores do PSF e alguns amigos que também fazem parte dessa família. A gente trás brinquedos para as crianças e brincadeiras, picolés, sorvetes, pipoca e lanches para toda a comunidade, não só para as crianças”.

A ação é desenvolvida escolhendo um assentamento diferente a cada ano, com pré-cadastro realizado com a colaboração de agentes de saúde do PSF de Poconé. O Assentamento escolhido este ano foi em razão da centralidade, para que mais crianças pudessem se deslocar e participar do evento, mesmo sendo de outros assentamentos, adjacentes ao do Santa Filomena. Cerca de 83 crianças, entre 0 e 10 anos, participaram do evento, junto com suas famílias. 



Qual o beneficio da ação para os organizadores? Segundo o enfermeiro Admilson, o trabalho social é fundamental porque eles levam alegria às comunidades. No trabalho diário, ele ressalta que há muitos momentos difíceis de vivenciar, diferente de quando realizam a ação. “Enquanto estamos no SAMU trabalhando, ficamos esperando a ‘desgraça’ dos outros. Aqui é um momento em que a gente não tá esperando nada, a gente veio trazer alegria e esperança e quando me perguntam o que ganhamos com isso, respondo que Deus nos dá em dobro”. 

Para o presidente do SISMA, Carlos Mesquita, “É uma honra o SISMA poder contribuir pela primeira vez com essa ação social tão importante e de tamanho vulto, quando essa equipe do SAMU demonstra para a sociedade que os servidores não estão somente preocupados com a melhor forma de atender à população mato-grossense, mas também em mostrar que, mesmo trabalhando muito, também desenvolvem o lado ainda mais humano do servidor que salva vidas no cotidiano e sempre coloca a vida das pessoas e das famílias em primeiro lugar. O Sindicato vai apoiar e divulgar essas ações que acontecem e a sociedade desconhece”. 

Em todas as brincadeiras, o riso se fez presente, mas a maior emoção aconteceu com a chegada do Papai Noel, que este ano foi representado pelo servidor Kléber, o papai Noel reserva, já que o Papai Noel tradicional da ação precisou se ausentar por conta de um compromisso familiar. Mesmo de surpresa, o substituto deu conta do recado e agradou as crianças e adultos. 

Moradora do assentamento desde que nasceu, Francisca Moraes, 45 anos, levou ao evento a filha e o netinho. Ela salienta que participa há 2 anos da ação e afirma que “é muito importante, porque não é sempre que alguém tem a oportunidade de participar de uma ocasião dessa, quando as crianças podem brincar e conhecer o trabalho do SAMU. É difícil ter uma festa assim e quando tem, as crianças agradecem”. Sobre a participação do netinho, ela acredita que “para o Rafael, vai ser uma lembrança boa na memória dele, porque na minha infância eu nunca tive uma coisa dessas. A ilusão de Papai Noel, eu tinha, mas a gente nunca viu ele e para as crianças, uma ação dessas é muito bom. Eu acho que a união do SAMU com a comunidade e os que ajudaram é muito importante porque a união faz a força e sem a união não dá pra fazer uma ação dessa”.

Para as primas e melhores amigas, Mikaeli e Jamily, de 12 anos, a ação é necessária porque deixa a comunidade mais feliz. Estudantes do 6º ano, elas também participam há 2 anos da ação e escolheram a “queimadinha” e o “cabo de guerra” como as brincadeiras mais animadas. Lembrando do que mais gostaram, Mikaeli diz: “Papai Noel trouxe presentes e é muito bom ganhar presentes no Natal”. Para elas, o que falta melhorar para o próximo ano é somente acontecer mais vezes, também em outras ocasiões, além do Natal.

O Papai Noel chegou às 11h, trazendo balinhas e muita animação, enquanto fazia os participantes dançarem, de cima da carroceria de um carro. Em meia hora, distribuiu brinquedos às crianças, com direito a muitas fotos e sorrisos. Ao final, o servidor Admilson agradeceu a participação de todos os presentes, reafirmando que a ação não é só da Unidade do SAMU Bravo 7 de Poconé, mas de muitos amigos que ajudam na organização, em todas as fases de preparação do evento. Ele frisou que no próximo ano, a ação será ainda maior e desejou a todos um Feliz Natal. 

Carlos Mesquita garantiu aos organizadores que o Sindicato da Saúde irá seguir, apoiando iniciativas como essa, de valorização da vida humana, praticada por servidores que fazem da sua história pessoal um reflexo do cotidiano sofrido de manter viva a população do Estado de Mato Grosso.

Arquivos para download

Arquivo 1

Deixe Seu Comentário


Links rápidos