(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Membros da nova gestão do SISMA/MT tomam posse no Conselho Estadual de Saúde


08-12-2023 15:24 -

A atual gestão do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), está representada e de forma ativa dentro do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT). Na quarta (06/12), a vice-presidente, Ester da Conceição Silva Reis (suplente), e o 1ª secretário, Edson Lima Ferreira (titular), foram empossados como membros do Conselho, ampliando a representatividade do sindicado laboral. 

A posse integrou a programação da última reunião ordinária do ano do Conselho Estadual que, além dos assentos aos novos membros – representando vários segmentos da Saúde Pública – tratou de assuntos relevantes, prestou informações acerca de atividades realizadas pelas comissões nas macrorregiões do Estado, bem como colocou para deliberação o relatório final (Consolidado) da Comissão de Monitoramento, do período de abril/2022 a outubro/2023.

Como explica a secretária Executiva do CES/MT, Lúcia Almeida, a função de conselheiro de saúde é de grande relevância pública, pois eles são legítimos representantes da categoria. “Todos têm o papel de discutir, propor e deliberar sobre as políticas públicas de saúde, além de fiscalizar e acompanhar a execução dos planejamentos da Secretaria de Estado”.



O titular do SISMA no CES/MT, Edson Ferreira, avalia que a participação do Sindicato no Conselho terá como meta a reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, tanto na esfera estadual, quanto na municipal. “É uma forma legítima de ampliarmos a atenção para com os profissionais. É a forma de cuidar de quem cuida da gente”.

E ele faz questão de frisar a importância em compor o CES/MT: “O SISMA é um dos principais sindicatos no Estado. Ele defende o direito dos trabalhadores. Nossa pauta no Conselho estará sempre focada em demandas relativas à categoria, onde a estaremos defendendo. Como trabalhador da área de saúde, posso dar minha contribuição. O SISMA vai discutir todas as propostas que vierem para as pautas do Conselho Estadual”.

A vice-presidente do Sindicato, Ester da Conceição Silva Reis – que é suplente no CES/MT – explica que o SISMA tem papel de extrema relevância na composição do Conselho, porque é nesse fórum que as principais decisões para a melhoria da saúde pública em Mato Grosso acontecem e ter assento nesse colegiado contribui para esses direcionamentos e tomadas de decisões. “O CES é pleno e legítimo, com todas as decisões sendo deliberadas pela maioria de seus membros”.

Como explica o presidente do SISMA/MT, Carlos Mesquita, o Conselho é uma instância que debate e dá providências para que todas as ações resultem em melhor atendimento ao usuário nos estabelecimentos de saúde. Ele defende além do trabalhador da saúde pública, também o usuário do sistema único de saúde.

 “Ter assento no Conselho Estadual nos permite ampliar debates focados na melhoria das condições de trabalho dos nossos profissionais, reivindicação essa que, quando atendida, reverbera de forma positiva em todas as pontas do SUS, principalmente nos usuários, que é melhor recebido e acolhido e tem suas necessidades atendidas com mais agilidade e eficiência”. 

Ainda como pontua o presidente, integrar o Conselho chancela a representatividade que o SISMA detém dentro da saúde pública e, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade e compromisso do sindicato diante do profissional da saúde. “Estamos sempre preparados para defender a categoria e lutar para que nenhum direito adquirido seja retirado”.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos