(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

NOVAS PROVIDENCIAS DO SISMA VISANDO GARANTIR O DIREITO DOS BENEFICIÁRIOS DO PLANO UNIMED CÁCERES


06-12-2023 19:36 - DIRETORIA SISMA/MT


Desde 31/10, e mesmo antes de tomar posse (06/11), a nova Diretoria Colegiada do SISMA vem trabalhando intensamente junto à Unimed Mato Grosso (Federação) e até na Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), visando garantir a manutenção dos contratos que foram firmados pelos atuais beneficiários e seus dependentes (filiados ao sindicato), junto à singular Unimed Cáceres.

Já foram 08 (oito) reuniões, de acordo com este calendário:

31/10/2023 – Unimed Mato Grosso;

31/10/2023 – Unimed Cuiabá;

10/11/2023 – Unimed Mato Grosso;

13/11/2023 – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);

23/11/2023 – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);

24/11/2023 – Unimed Mato Grosso;

05/12/2023 – Unimed Mato Grosso;

05/12/2023 – Aqquer Administrado de Benefícios da Unimed Mato Grosso.

Diante da situação delicada da Unimed Cáceres perante à ANS, a missão capitaneada pelo Presidente Carlos Mesquita, se traduz na efetivação da portabilidade do plano de saúde, garantindo a manutenção das carências já cumpridas, sem cobrança de nova taxa de adesão, sem nova entrevista de saúde e conseguir o mais desafiante que é o de manter a tabela de preços vigente, sem co-participação.

Com avanços significativos nessa direção, a nova Diretoria do SISMA já possui uma alternativa que está sendo construída junto à Unimed Mato Grosso (Federação), a ser apresentada em breve a seus filiados e dependentes que são beneficiários do plano de saúde junto à Unimed Cáceres.

Fato novo e relevante, foi que nesse ínterim (22/11), a singular Unimed Cáceres lutando pelo funcionamento de suas atividades comerciais e manutenção de seu registro junto à ANS, conseguiu êxito em um pedido de liminar junto à Justiça Federal, arrastando a atual situação para esfera judicial. Desta forma mudando os prazos impostos pelas normativas da ANS.

Para maiores informações a respeito leiam: 

https://portal.trf1.jus.br/sjmt/comunicacao-social/imprensa/noticias/crise-na-unimed-caceres-decisao-judicial-busca-alternativas-para-sobrevivencia-da-cooperativa.htm

Preocupados com os reflexos desta discussão judicial entre Unimed Cáceres e ANS, o presidente Mesquita e Assessoria, esteve novamente nesta terça-feira (05/12) em reunião junto à Unimed Mato Grosso.

A Unimed Mato Grosso, através da Sra. Lourdes, se pronunciou novamente dando tranquilidade à Diretoria do sindicato, afirmando que este processo judicial em curso, não interfere na construção para a portabilidade dos contratos junto a Unimed Cáceres.

O Sr. Gabriel, diretor de negócios da Aqquer, empresa administradora de benefícios da Unimed Mato Grosso, ratificou a fala da Sra. Lourdes, acrescentando que em se resolvendo a questão judicial entre Unimed Cáceres e ANS, como não se efetivou a alienação compulsória da carteira de clientes, terão que levar a questão a Diretoria Colegiada, que abrirá o prazo de 60 (sessenta) dias para a efetivação do processo de portabilidade.

Tanto a Unimed Mato Grosso, quanto Aqquer, orientaram o SISMA que os beneficiários mantenham suas mensalidades em dia, pois é um dos pré-requisitos para manutenção do atendimento atual e para efetivar a portabilidade futura.

DENÚNCIA DOS CONTRATOS VIGENTES JUNTO À UNIMED CÁCERES

Mesmo antes de resolver a questão perante à Justiça Federal e aguardar nova comunicação formal por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Cáceres se antecipou aos fatos, com a emissão e envio do Oficio Circular (em anexo) aos Beneficiários do Plano de Saúde Individual/Familiar, filiados ao SISMA, apresentando as suas razões para as medidas que estão sendo tomadas, inclusive de notificar a todos a respeito da possibilidade da migração dos contratos para Unimed Mato Grosso (Federação) em até 60 (sessenta) dias, com disponibilidade da Carta de Portabilidade, sem prejuízo das carências já cumpridas.

Mesmo fora da governabilidade do SISMA, mas entendendo que a Unimed Cáceres está se antecipando aos fatos, a Diretoria do Sindicato e Assessoria Jurídica já estão debruçados conjuntamente para estudar se a MIGRAÇÃO dos contratos por portabilidade à Unimed Mato Grosso (Federação) realmente será o único caminho a ser seguido, já que o SISMA está trabalhando na questão da manutenção de contratos sem co-participações.

Portanto, é necessário que todos os filiados ao SISMA, titulares de contratos junto à Unimed Cáceres aguardem as orientações do sindicato.

Arquivos para download

Notificação SISMA/MT

Deixe Seu Comentário


Links rápidos