(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Reunião híbrida de SISMA MT sofre ataque cibernético


28-07-2023 12:06 - ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso(SISMA-MT) sofreu um ataque durante reunião híbrida realizada na sede do Sindicato na manhã desta sexta-feira(28).


A reunião foi invadida por 4 nomes fakes tentando tumultuar a apresentação do assessor jurídico do SISMA, o advogado Fabiano Zanardo.


“Lamentável o ataque sofrido pelo SISMA com vídeos impróprios, tentando derrubar a reunião entrando com outro nome, uma invasão da reunião online impedindo que servidores do interior pudessem participar. Mas a reunião foi gravada e garanto que não vão conseguir nos calar. O SISMA continuará lutando pelo servidor da saúde com todas as forças. Vamos tomar todas as medidas jurídicas legais contra esse tipo de hackers,”diz Carmen Machado, presidente do SISMA-MT.


Após o episódio o advogado Fabiano Zanardo começou a apresentação da Lei Complementar nº 441, de 24 de outubro de 2011 que institui a Carreira dos Profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS da Secretaria de Estado de Saúde - SES do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.


Ele abordou vários pontos:


01 -Desvios de função que  a SES tem costume de fazer sem remuneração apesar de muitas vezes se aumenta a responsabilidade.


02 - Pejotizações e terceirizações não podem se tornar regras, visto que os cargos são bem definidos. 


03 – Capacitação permanente dos servidores públicos dos servidores da saúde já que a certificação pela escola de saúde tem relevância na lei de carreira.


04 – Garantia de adicional de insalubridade 


05- Acesso irrestrito do sindicato as unidades


06 –Análise da vida funcional, se todos estão na nomenclatura correta após a fuzão


07 – Progressão vertical ser estudada em razão da mudança na lei da previdência


08 -  Reconhecimento do Sindicato como parte integrante do processo de concurso


09- Edital pode exigir uma especialização única em formação escolar de nível técnico ou pós-graduação, de acordo com o perfil profissional ou ocupacional


10- Escola de Saúde é a responsável pela qualificação da saúde


11- Servidor acidentado é esquecido, não existe ninguém para acompanhar o servidor


12 –Está atrelado as qualificações, as definições de responsabilidade para se fazer as  tabelas remuneratórias contendo os subsídios fixados em razão da natureza, grau de responsabilidade e complexidade e dos requisitos exigidos para o provimento nos cargos da carreira dos Servidores do SUS.


13- Adicionais contabilizados de maneira errada sem contar os que não recebem o adicional de insalubridade. O acesso do sindicato é proibido para se requerer a insalubridade pelo estado. 


14- Indenização de adicional de alimentação e uniforme. E a falta de adicional de plantão.


15 –Adicional extraordinário por situações que não se pode fazer previsão


16- O quantitativo de contratação temporária será limitado a 12% (doze por cento) dos cargos efetivos ocupados até 31 de dezembro do exercício anterior, observada a disponibilidade orçamentária e financeira para despesa de pessoal.


17 – O Sindicato deveria também participação de todas as formas do processo seletivo


“Temos que nos preocupar não só com a tabela, mas temos que estruturar a realidade do cargo para chegar a uma tabela justa. Tem que estar delimitado para conseguirmos negociar com o governo”, afirmou o assessor jurídico.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos