(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DO ACESSO, PESQUISA E A REGULAMENTAÇÃO DO USO DA CANNABIS


16-05-2023 12:05 -

A diretora do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (SISMA), Dra em Nutrição, Solanyara Maria, representou o Sindicato durante a Audiência Pública sobre a Cannabis Medicinal, na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta segunda-feira, 15.


A audiência é resultado de um pedido da Associação de Pacientes, Apoio Medicinal e Pesquisa de Cannabis Medicinal em Mato Grosso (ASPAMPAS) enviado à vereadora Edna Sampaio abordando a importância do acesso, pesquisa e a regulamentação do uso da Cannabis para fins medicinais.


O encontro foi realizado de forma híbrida e contou com a presença do Deputado Estadual Wilson Santos, um dos apoiadores da causa. “É uma ingenuidade criminalizar a Cannabis porque parte dela já é reconhecida em muitos países como matéria-prima para elaboração de remédios altamente eficazes no combate a inúmeras doenças”, explicou o parlamentar.


Ainda segundo o Deputado, “No Brasil já temos autorizado pela Vigilância Sanitária 14 produtos à base da Cannabis e um remédio para epilepsia. Está mais que comprovado que a Cannabis produz elementos suficientes para se transformar em remédio”.


“Infelizmente a faculdade não ensina sobre o Sistema de Endocanabinoide e isso é um absurdo, um completo retrocesso. Ele é fundamental para vida, sem esse sistema ninguém respira. Estamos aqui falando de vida e se é para dar qualidade, curar e aliviar sintomas temos a responsabilidade de implementar. Agradeço e parabenizo todas as mães que lutam por essa causa, em especial a Solanyara”, enfatizou a Dra. Micheli Zandonato, psiquiatra em Cuiabá.


A vereadora Edna Sampaio destacou que pretende defender essa bandeira. “Essa audiência tem como foco aprofundar esse debate e o acesso a informações científicas sobre o uso da Cannabis para mudanças necessárias na regulamentação para uso medicinal e a desconstrução de mitos difundidos sobre a planta que não representam a realidade. Eu apoio essa ação e hoje mais do que nunca presenciamos testemunhos de famílias que vivenciam diariamente a transformação na vida seus familiares após o uso medicinal da cannabis”.


“Para as pessoas que não conhecem o potencial da Cannabis medicinal que elas possam estudar e deixar o preconceito de lado. Eu já passei por isso e eu tive que ressignificar meu entendimento a partir do momento em que precisei para o meu filho. São gotinhas milagrosas que reduzem o sofrimento de uma criança e também de uma família. Sabemos que há milhares de crianças sofrendo com convulsões e precisando dessa medicação”, relata Solanyara.

 

Vale destacar que a Solanyara que também faz parte da diretoria do ASPAMPAS é referência em nível nacional no assunto, pois foi a primeira em Mato Grosso a ter autorização da Justiça Federal para plantar e produzir Cannabis dentro de casa. “Antes do uso dessas gotinhas meu filho chegou a ter mais de 40 crises por dia, a minha família não respirava”, relembra.


“Desejo que todas as famílias que precisam, tenham acesso à Cannabis Medicinal. Reforço que o SISMA vem somando esforços com a sociedade civil organizada, no desenvolvimento de políticas de saúde pública que beneficiem a população e o Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.

Galeria


Deixe Seu Comentário


Links rápidos