(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA atua no enfrentamento à Violência Doméstica, em Barra do Garças


11-04-2023 12:41 -

Com o objetivo de reduzir os números da violência contra a mulher, um trabalho em conjunto entre os setores público e privado, estudantes e professores criou o projeto “Rede de Frente ao Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia-MT”.

 

A Rede de Frente atua em defesa da mulher desde 2013, a princípio iniciou como um grupo de apoio e atualmente é uma Associação de Enfrentamento à Violência Doméstica.

 

O trabalho colegiado conta, ainda, com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (SISMA), representado pelo diretor Plínio Marcos B. Santana, que atua como diretor de Comunicação da Rede.

 

O projeto possibilita um trabalho psicossocial direcionado à vítima, ao agressor e aos familiares envolvidos no contexto da violência. A Rede de Frente defende que o agressor é o ator principal da violência e por esse motivo também precisa de tratamento. Com isso, vislumbra-se reduzir os índices de violência doméstica.

 

A ação leva o tema da Violência Doméstica também às escolas, para que os alunos, bem como a sociedade reflitam sobre o assunto de uma forma interativa, por meio da produção artística que resulta em vídeos, desenhos, músicas e peças teatrais que retratam a violência no âmbito familiar.

 

O diretor do SISMA, Plínio Santana ressaltou sobre a importância do compromisso e participação das entidades na conscientização e educação no combate à violência contra as mulheres. “O compromisso do SISMA vai muito além da luta sindical e se estende para toda sociedade, promovendo ações que visam melhorar a qualidade de vida em especial daqueles que mais necessitam, como é o caso das mulheres em situação de violência e suas famílias”.

 

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é formada pelo Ministério Público, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde de Barra do Garças e Pontal do Araguaia; Secretaria de Políticas Públicas paras as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS, CAPS’AD, OAB – Subseção de Barra do Garças, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus do Médio Araguaia, Faculdade UNIVAR, Faculdades Cathedral, Faculdade Anhanguera; Assessoria Pedagógica de Barra do Garças; Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças e SAE/CTA.

 

Barra do Garças e Pontal do Araguaia foram as primeiras cidades de Mato Grosso a contar com o projeto, visando a promoção da justiça e da barreira social.

 

O projeto conta atualmente com trabalhos que foram disseminados pelo Estado, como a Patrulha Rede de Frente Mulher Protegida que se chama Patrulha Maria da Penha, além do GRH - Grupo Reflexivo para Homens que tem por objetivo a sensibilização dos autores de violência - um trabalho colocado em prática pelo poder judiciário.

 

A presidente do SISMA, Carmen Machado ressalta que o Sindicato tem assumido um relevante papel para apresentar a sociedade na contribuição em Políticas Públicas, incentivando seus diretores e filiados a participarem dessa proposta, principalmente, no interior do Estado. O SISMA está presente no Controle Social”, ressaltou. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos