(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA participa de Audiência Pública na ALMT para debater melhorias no Tratamento Fora do Domicílio


06-04-2023 09:15 -

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (SISMA), vem acompanhando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes usuários do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e seus familiares. Nessa defesa, a segunda secretária do SISMA, Dra Solanyara da Silva Nogueira participou da audiência pública, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

A reunião debateu assunto referente às dificuldades de acesso ao TFD, valores irrisórios da ajuda de custo que não cobre as despesas com hospedagem, alimentação dos pacientes e acompanhantes.

 

Foi abordada também a necessidade de o Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso ofertar alguns tipos de transplantes e tratamentos de doenças raras, tendo em vista, que cerca de 19 mil pacientes do Estado são atendidos pelo TFD e viajam para fazer tratamentos que não existem na rede pública de Mato Grosso.

 

O presidente Estadual da Associação de Pacientes com Doenças Raras, Anderson Barbalho agradeceu a parceria do SISMA. “Em nome de todos os nossos pacientes, agradeço ao SISMA por todo esse apoio, o papel do sindicato hoje é de suma importância para nós, a união das duas esferas agrega valores e força nesse movimento”.

 

“A parceria do SISMA com as associações nos fortalece, falo enquanto usuária do SUS e por filiados que são prováveis usuários do TFD”, disse uma das representante do Grupo de Mães, Carolina Meireles.

 

A segunda secretária do Sindicato, Dra Solanyara da Silva Nogueira enfatizou sobre a importância de o Estado ter profissionais efetivos e especializados. “Saúde se faz com gente, se o Governo investisse em gestão de pessoas e serviços com tecnologias avançadas, não precisaria deslocar tantas famílias para tratamento fora de Mato Grosso. É um desgaste que poderia ser evitado, do ponto de vista emocional, físico e financeiro”.

 

Participaram também da audiência pacientes e familiares, além de associações que representam esses pacientes, profissionais de saúde e gestores.

Galeria


Deixe Seu Comentário


Links rápidos