(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Médicos em VG se reúnem com secretária de Saúde, mas greve de sete meses continua


18-01-2013 11:31 - Hiper Notícias

 Os médicos servidores de Várzea Grande reuniram-se com o prefeito do município Dr. Wallace Santos Guimarães, e Secretária Municipal de Saúde Dra. Jaqueline Bebber Guimarães na tentativa de negociar o fim da greve, mas não tiveram sucesso.

O movimento grevista já ultrapassa os setes meses e a categoria por várias ocasiões apresentaram diversas reivindicações a cerca de melhoria na qualidade da saúde no município.

No entanto, em mais uma tentativa de negociação, os médicos apresentaram uma pauta de reivindicação emergencial à secretária Jaqueline com cinco itens a serem cumpridos ainda neste mês.

Os itens versam sobre a melhoria nas condições de trabalho, em especial reforma imediata nos Programa de Saúde da Família (PSF), reposição de medicamentos, insumos, equipamentos e segurança nas unidades.

Além disso, exigem o pagamento do salário de dezembro, da diferença do pagamento do 13° salário e a implantação do pagamento de 1/3 de férias a partir de fevereiro de 2013.

Outros pontos apresentados à secretária foi o reajuste do salário na data base para o ano de 2012 e 2013, além da convocação dos aprovados e classificados no último concurso bem como a realização de novo concurso.

Segundo Elza, presidente do Sindicato dos Médicos (Sindimed), o comprometimento dos gestores com esta pauta emergencial não causaria prejuízos às ações em andamento.

Isso porque desde o ano passado, a categoria deu início à mesa de conciliação no Tribunal de Justiça (TJ) para realização de um acordo coletivo.

PROPOSTAS

Com reivindicações em mãos, a secretária de saúde, Jaqueline se comprometeu a tomar providências imediatas para reposição de medicamentos, insumos e equipamentos.
Ainda afirmou que aumentaria a cobertura do PSF para 40% no prazo de um ano. Atualmente, o programa alcança 19% da população, somente.

Além disso, foi proposta a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II no mesmo prazo, e posteriormente outra UPA tipo III será construída.

Já a segurança nas unidades será realizada por agentes de segurança.

Quanto à sugestão dos médicos para funcionamento das policlínicas 24h por dia para diminuir a demanda do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), a foi considerada inviável pela gestão.

SITUAÇÃO FINANCEIRA

no que se refere a pagamentos salariais, o prefeito assegurou que só poderá dar uma resposta efetiva sobre a possibilidade de realizar esses pagamentos, reajustes salariais, realização de concurso público e regulamentação somente no inicio de fevereiro.

No mês, haverá a entrega do relatório de transição ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado (MPE).
Somente foi garantido, o pagamento do salário de janeiro até dia 31.

Diante do cenário e diálogo entre os médicos, ficou acordado pela permanência da greve. Ficou agendada uma nova reunião na segunda quinzena de fevereiro para novas conversas sobre finalizar com o movimento grevista.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos