LEI N? 10.243, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014.
Autor: Poder Executivo
Estima a Receita e fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o exerc?cio financeiro de 2015.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que disp?e o Art. 42 da Constitui??o Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte Lei:
DISPOSI??ES PRELIMINARES
Art. 1? Esta lei estima a Receita e fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o exerc?cio financeiro de 2015, compreendendo:
I - o Or?amento Fiscal referente aos Poderes do Estado, compreendendo seus Fundos e ?rg?os, Autarquias, Funda??es, Empresas P?blicas e Sociedade de Economia Mista, institu?das e mantidas pela Administra??o P?blica;
II - o Or?amento da Seguridade Social, abrangendo todas as Secretarias e entidades da Administra??o Indireta, bem como os Fundos e Funda??es institu?das e mantidas pelo Poder P?blico, cujas a??es s?o relativas ? sa?de, previd?ncia e assist?ncia social;
DA ESTIMATIVA DA RECEITA
Art. 2? A Receita total ? estimada e a Despesa total fixada em valores iguais a R$13.653.061.831,00 (treze bilh?es, seiscentos e cinq?enta e tr?s milh?es, sessenta e um mil e oitocentos e trinta e um reais).
? 1? Incluem-se no total referido neste artigo os recursos pr?prios das Autarquias, Funda??es, Empresas P?blicas e Sociedades de Economia Mista.
? 2? O valor de R$1.463.483.173,00 (hum bilh?o, quatrocentos e sessenta e tr?s milh?es, quatrocentos e oitenta e tr?s mil cento e setenta e tr?s reais), incorporado na Receita total prevista no caput ? definido como receita intraor?ament?ria, por se tratar de opera??es entre ?rg?os, fundos, autarquias, funda??es p?blicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do or?amento fiscal e da seguridade social, n?o compondo a base de c?lculo para repasse mensal aos Poderes Legislativo, Judici?rio, ao Tribunal de Contas, ? Procuradoria- Geral de Justi?a e ? Defensoria P?blica.
Art. 3? A Receita ser? arrecadada nos termos da legisla??o vigente e das especifica??es constantes dos quadros integrantes desta lei, observando o seguinte desdobramento:
Especifica??o |
Total |
I - Receitas Correntes |
10.722.480.443 |
1.1 Tribut?ria |
9.068.463.757 |
ICMS |
7.651.589.606 |
IPVA |
445.690.097 |
Demais |
971.184.054 |
1.2 Contribui??es |
1.580.544.430 |
1.3 Patrimonial |
36.709.161 |
1.4 Agropecu?ria |
260.679 |
1.5 Industrial |
5.540.881 |
1.6 Servi?os |
495.908.846 |
1.7 Transfer?ncias Correntes |
3.703.562.663 |
Fundo Participa??o dos Estados - FPE |
1.647.337.732 |
Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI -Exporta??o |
56.493.495 |
|
|
Transfer?ncia Financeira do ICMS - Lei Kandir |
28.385.224 |
Auxilio Financeiro ao Fomento das Exporta??es |
178.173.450 |
Sal?rio Educa??o |
82.620.792 |
Transfer?ncia do Sistema ?nico de Sa?de - SUS |
262.358.482 |
Transfer?ncia FUNDEB |
1.270.124.417 |
Conv?nios |
83.767.432 |
Demais |
94.301.639 |
1.8 Outras Receitas Correntes |
598.158.568 |
1.9 Receita Intraor?ament?ria Corrente |
1.463.483.173 |
1.10 Conta Retificadora |
-4.766.668.542 |
(-) Dedu??es da Receita Corrente |
-4.766.668.542 |
II - Receitas de Capital |
1.467.098.215 |
2.1 Opera??es de Cr?dito |
1.049.847.753 |
2.2 Aliena??o de Bens |
1.263.943 |
2.3 Amortiza??o de Empr?stimos |
0 |
2.4 Transfer?ncia de Capital |
414.971.428 |
2.5 Outras Receitas de Capital |
1.015.091 |
III - Receita Total (R$ 1,00) |
13.653.061.831 |
DA FIXA??O DA DESPESA
Art. 4?? A Despesa total, no mesmo valor da Receita total, ? fixada em R$13.653.061.831,00 (treze bilh?es, seiscentos e cinq?enta e tr?s milh?es, sessenta e um mil e oitocentos e trinta e um reais), desdobrando-se da seguinte forma:
I - no Or?amento Fiscal, no valor de R$ 9.862.337.804,00 (nove bilh?es, oitocentos e sessenta e dois milh?es, trezentos e trinta e sete mil, oitocentos e quatro reais)
II - no Or?amento da Seguridade Social, no valor de R$3.790.724.027,00 (tr?s bilh?es, setecentos e noventa milh?es, setecentos e vinte quatro mil, vinte sete reais);
Art. 5?? A Despesa fixada observar? a programa??o constante dos quadros que integram esta lei, apresentando o seguinte desdobramento:
I - da Despesa por categoria econ?mica:
RESUMO GERAL DA DESPESA |
Especifica??o |
Total |
I - Despesas Correntes |
11.213.985.348 |
1.1 Pessoal e Encargos Sociais |
8.274.918.007 |
1.2 Juros e Encargos da D?vida |
396.539.977 |
1.3 Outras Despesas Correntes |
2.542.527.364 |
II - Despesas Capital |
2.335.949.003 |
2.1 Investimentos |
1.875.573.488 |
2.2 Invers?es Financeiras |
11.792.215 |
2.3 Amortiza??o da D?vida |
448.583.300 |
III - Reserva de Conting?ncia |
103.127.479 |
IV - Despesa Total (I+II+III) (R$) |
13.653.061.831 |
II - da Despesa por ?rg?o:
DESPESA POR PODERES E ?RG?OS |
Especifica??o |
Total |
1. Poder Legislativo |
707.410.144,00 |
Assembl?ia Legislativa |
412.331.455,00 |
Diretoria Gestora do FAP |
17.747.330,00 |
Instituto de Seguridade do Poder Legislativo |
16.257.046,00 |
Tribunal de Contas |
261.074.313,00 |
2. Poder Judici?rio |
1.054.836.581,00 |
Tribunal de Justi?a |
865.877.944,00 |
Fundo de Apoio ao Judici?rio |
188.958.637,00 |
3. Minist?rio P?blico |
352.235.676,00 |
Procuradoria Geral de Justi?a |
352.094.089,00 |
Fundo de Apoio ao Minist?rio P?blico |
141.587,00 |
4. Defensoria P?blica |
109.597.535,00 |
Defensoria P?blica do Estado |
109.597.535,00 |
5. Poder Executivo |
11.428.981.895,00 |
Casa Civil |
22.440.228,00 |
Casa Civil |
19.444.215,00 |
Ag?ncia de Desenv.da Regi?o Metropolitana do Vale do Rio Cb? |
1.049.863,00 |
MT Participa??es e Projetos S.A ? MT PAR |
1.946.150,00 |
Casa Militar |
14.242.549,00 |
Casa Militar |
14.242.549,00 |
Auditoria Geral do Estado |
27.055.947,00 |
Auditoria Geral do Estado |
27.055.947,00 |
Gabinete do Vice Governador |
202.221.782,00 |
Gabinete do Vice Governador |
92.894.223,00 |
Ag?ncia Estadual de Regula??o dos Servi?os P?blicos Delegados ? AGER |
11.447.290,00 |
Centro de Processamento de Dados do Estado ? CEPROMAT |
97.880.269,00 |
Procuradoria Geral do Estado |
214.336.677,00 |
Procuradoria Geral do Estado |
214.336.677,00 |
Secretaria de Estado de Administra??o |
1.919.221.523,00 |
Secretaria de Estado de Administra??o |
60.591.625,00 |
Instituto de Assist?ncia a Sa?de dos Servidores do Estado MT-SA?DE |
56.630.113,00 |
Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal - FUNDESP |
23.659.340,00 |
Fundo de Previd?ncia do Estado de Mato Grosso ? FUNPREV |
1.778.340.445,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar |
223.437.958,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - SEDRAF |
17.537.956,00 |
Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso - INTERMAT |
14.403.311,00 |
Instituto de Defesa Agropecu?ria do Estado de Mato Grosso - INDEA |
117.900.970,00 |
Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assist?ncia e Extens?o Rural - EMPAER |
71.537.469,00 |
Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso - CEASA |
2.058.252,00 |
Secretaria de Comunica??o Social |
10.915.005,00 |
Secretaria de Comunica??o Social - SECOM |
10.915.005,00 |
Secretaria de Estado de Educa??o |
1.967.597.488,00 |
Secretaria de Estado de Educa??o |
1.967.597.488,00 |
Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL |
28.798.672,00 |
Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL |
7.883.091,00 |
Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso - FUNDED |
20.915.581,00 |
Secretaria de Estado de Fazenda |
491.604.423,00 |
Secretaria de Estado de Fazenda - SEFAZ |
491.222.287,00 |
Loteria do Estado de Mato Grosso - LEMAT |
382.136,00 |
Secretaria de Estado de Ind?stria, Com?rcio, Minas e Energia |
121.002.895,00 |
Secretaria de Estado de Ind?stria, Com?rcio, Minas e Energia - SICME |
21.546.392,00 |
Junta Comercial do Estado de Mato Grosso |
9.419.432,00 |
Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso - IPEM-MT |
35.000.000,00 |
Companhia Matogrossense de Minera??o |
17.688.487,00 |
Companhia Matogrossense de G?s |
5.146.130,00 |
Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial |
32.202.454,00 |
Secretaria de Estado de Justi?a e Direitos Humanos |
285.891.552,00 |
Secretaria de Estado de Justi?a e Direitos Humanos - SEJUDH |
280.083.471,00 |
Funda??o Nova Chance |
1.698.652,00 |
Fundo Estadual de Defesa do Consumidor |
4.109.429,00 |
Secretaria de Seguran?a P?blica |
1.327.089.242,00 |
Secretaria de Seguran?a P?blica |
1.327.089.242,00 |
Secretaria de Estado de Planejamento e Coordena??o Geral |
53.983.777,00 |
Secretaria de Estado de Planejamento e Coordena??o Geral |
53.983.777,00 |
Secretaria de Estado de Sa?de |
1.213.847.123,00 |
Fundo Estadual de Sa?de |
1.213.847.123,00 |
Secretaria de Estado de Trabalho e Assist?ncia Social |
104.329.004,00 |
Secretaria de Estado de Trabalho e Assist?ncia Social |
90.388.242,00 |
Fundo Estadual de Inf?ncia e Adolesc?ncia |
91.536,00 |
Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador |
118.826,00 |
Fundo Estadual de Assist?ncia Social |
13.730.400,00 |
Secretaria de Estado de Cultura |
24.675.002,00 |
Secretaria de Estado de Cultura |
24.675.002,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo |
90.945.431,00 |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo |
90.945.431,00 |
Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana |
1.399.560.505,00 |
Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana - SETPU |
1.260.874.632,00 |
Departamento Estadual de Tr?nsito |
138.685.873,00 |
Secretaria de Estado de Ci?ncia e Tecnologia |
311.328.259,00 |
Secretaria de Estado de Ci?ncia e Tecnologia |
47.832.215,00 |
Funda??o Universidade do Estado de Mato Grosso |
230.638.626,00 |
Funda??o de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso |
32.857.418,00 |
Secretaria de Estado de Meio Ambiente |
129.864.473,00 |
Secretaria de Estado de Meio Ambiente |
129.864.473,00 |
Secretaria de Estado das Cidades |
259.358.596,00 |
Secretaria de Estado das Cidades - SECID |
241.209.033,00 |
Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso - SANEMAT |
18.149.563,00 |
Encargos Gerais do Estado |
882.106.305,00 |
Recursos sob a Supervis?o da Secretaria de Administra??o |
47.945.403,00 |
Recursos sob a Supervis?o da Secretaria de Fazenda |
834.160.902,00 |
Reserva de Conting?ncia |
103.127.479,00 |
Reserva de Conting?ncia |
103.127.479,00 |
TOTAL (R$1,00) |
13.653.061.831,00 |
Art. 6? Fica o Poder Executivo autorizado a:
I - abrir, durante o exerc?cio, cr?ditos suplementares at? o limite de 20% (vinte por cento) da despesa total fixada no Art. 4?, observado o disposto no Art. 43, da Lei Federal n? 4.320, de 17 de mar?o de 1964;
II - abrir cr?ditos adicionais at? o limite da dota??o consignada como Reserva de Conting?ncia, fixada na Lei de Diretrizes Or?ament?rias para o exerc?cio de 2015, observado o disposto no Art. 5?, inciso III, da Lei Complementar Federal n? 101, de 04 de maio de 2000.
Par?grafo ?nico. N?o onerar?o o limite previsto no inciso I, os cr?ditos:
I - destinados a suprir insufici?ncias nas dota??es or?ament?rias, relativas ? despesa de pessoal, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no artigo 4? desta lei;
II - destinados a suprir insufici?ncias nas dota??es or?ament?rias, relativas ? despesa de d?bitos constantes de precat?rios judiciais, servi?os da d?vida p?blica, e despesas ? conta de recursos vinculados constitucionalmente, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no Art. 4? desta lei;
III - provenientes de Incorpora??es por Super?vit Financeiro apurado em balan?o patrimonial do exerc?cio anterior e Incorpora??es de recursos provenientes de Conv?nios celebrados na esfera intergovernamental, at? o limite de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada no Art. 4 desta lei.
DISPOSI??ES FINAIS
Art. 7? As Metas Fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Or?ament?rias para o exerc?cio de 2015, em obedi?ncia ? Lei Complementar n? 101, de 04 de maio de 2000, est?o compatibilizadas conforme demonstrado no quadro abaixo:
Demonstrativo da Compatibilidade da Programa??o do Or?amento com as Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Or?ament?rias - LDO/2015 (Lei n? 9.970, de 02/08/2013) |
Discrimina??o |
Valor |
Varia??o |
LDO/2015 |
LOA/2015 |
ABSOLUTA |
RELATIVA |
(A) |
(B) |
(B)-(A) |
(B)/(A) |
I. Receitas N?o-Financeiras |
12.280.147.296 |
12.573.332.479 |
293.185.183 |
2,39% |
Receita Tribut?ria |
8.089.823.790 |
9.068.463.757 |
978.639.967 |
12,10% |
Receita de Contribui??es |
1.484.574.380 |
1.580.544.430 |
95.970.050 |
6,46% |
Receita Patrimonial |
36.709.161 |
36.709.161 |
0 |
0,00% |
(-) Aplica??es Financeiras* |
-28.616.549 |
-28.617.656 |
-1.107 |
0,00% |
Receita Agropecu?ria |
260.679 |
260.679 |
- |
0,00% |
Receita Industrial |
5.540.881 |
5.540.881 |
- |
0,00% |
Receita de Servi?os |
438.881.410 |
495.908.846 |
57.027.436 |
12,99% |
Transfer?ncias Correntes |
3.719.770.512 |
3.703.562.663 |
-16.207.849 |
-0,44% |
Outras Receitas Correntes |
616.419.798 |
598.158.568 |
-18.261.230 |
-2,96% |
(-) Dedu??es da Receita Corrente |
-3.767.552.007 |
-4.766.668.542 |
-999.116.535 |
26,52% |
Receita de Capital |
1.275.478.796 |
1.467.098.215 |
191.619.419 |
15,02% |
(-) Opera??es de Cr?dito |
-1.098.015.707 |
-1.049.847.753 |
48.167.954 |
-4,39% |
(-) Aliena??o de Bens |
-1.113.943 |
-1.263.943 |
-150.000 |
13,47% |
Receita Intra-Or?ament?ria Corrente |
1.507.986.095 |
1.463.483.173 |
-44.502.922 |
-2,95% |
II. Despesas N?o-Financeiras |
12.154.685.749 |
12.807.938.553 |
653.252.805 |
5,37% |
Despesa Corrente |
10.731.355.433 |
11.292.303.056 |
859.182.897 |
5,23% |
Pessoal e Encargos Sociais |
8.756.339.999 |
8.289.798.007 |
-466.541.992 |
-5,33% |
Juros e Encargos da D?vida |
524.031.484 |
396.539.977 |
-127.491.507 |
-24,33% |
Outras Despesas Correntes |
1.450.983.950 |
2.605.965.072 |
1.154.981.122 |
79,60% |
Despesa de Capital |
2.473.068.255 |
2.257.631.295 |
-215.436.958 |
-8,71% |
Investimentos |
1.730.971.474 |
1.797.255.780 |
66.284.306 |
3,83% |
Invers?es Financeiras |
12.920.517 |
11.792.215 |
-1.128.301 |
-8,73% |
Amortiza??o da D?vida |
729.176.264 |
448.583.300 |
-280.592.963 |
-38,48% |
Reserva de Conting?ncia |
203.469.809 |
103.127.479 |
-100.342.330 |
-49,32% |
III. Resultado Prim?rio (I-II) |
125.461.547 |
-234.606.074 |
-360.067.622 |
-286,99% |
IV. Resultado Nominal |
220.940.309 |
-631.146.052 |
-852.086.361 |
-385,66% |
V. Montante da D?vida |
1.253.207.747 |
845.123.277 |
-408.084.470 |
-32,56% |
Art. 8? Esta lei entra em vigor na data de sua publica??o, produzindo seus efeitos a partir de 1? de janeiro de 2015.
Pal?cio Paiagu?s, em Cuiab?, 31 de dezembro de 2014, 193? da Independ?ncia e 126? da Rep?blica.
*Esta Lei e seus Anexos ser?o publicados em suplemento ? presente edi??o.
Excelent?ssimos Senhores Integrantes
do Poder Legislativo Mato-grossense.
No exerc?cio das prerrogativas contidas nos artigos 42, ? 1?, e 66, inciso IV, da Constitui??o do Estado, levam-se ao conhecimento de Vossas Excel?ncias as RAZ?ES DE VETO PARCIAL, concernente ?s EMENDASapostas ao projeto de lei que ?Estima a Receita e Fixa a Despesa do Estado de Mato Grosso para o Exerc?cio de 2015?, aprovadas pelo Plen?rio desse Poder Legislativo na Sess?o Ordin?ria do dia 23 de dezembro de 2014.
As emendas 02, 16, 25, 43, 44 e 52 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Sa?de, afetando os resultados planejados e dificultando a correta presta??o de servi?os de sa?de e o alcance das metas f?sicas de atendimento e qualidade fixadas para 2015.
As emendas 06, 07, 08 e 13 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimenta??o Urbana, afetando os programas de infraestrutura e destinando indevidamente recursos para a??es que j? possuem fonte de financiamento em programas do governo federal.
As emendas 14 e 15 ser?o tratadas em conjunto, vetadas porque visam anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, deslocando indevidamente recursos de apoio as a??es de desenvolvimento esportivo para fins diversos, o que prejudica o alcance dos resultados planejados para melhora do esporte e lazer.
A emenda 17 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Controladoria Geral do Estado, deslocando indevidamente recursos destinados ao fortalecimento do controle interno, efici?ncia e melhoria dos n?veis ?ticos, remanejando-os para aplica??o em im?veis.
A emenda 18 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, transferindo-os para uso de empresa p?blica cujos programas e resultados planejados para 2015 j? possuem fonte de recursos suficiente.
A emenda 20 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Comunica??o Social, transferindo-os para uso em outra finalidade, desta forma afetando significativamente os programas e resultados planejados para 2015 na Comunica??o Social, incapacitando-os por falta de recursos suficientes.
A emenda 20 foi vetada porque visa anular, alterar e remanejar recursos inicialmente previstos para as a??es da Secretaria de Estado de Cultura, transferindo-os para uso em outra finalidade, desta forma afetando significativamente os programas e resultados planejados para 2015 no desenvolvimento cultural.
Sendo assim, por serem contr?rias ao interesse p?blico, adentrando na esfera de discricionariedade do Poder Executivo, vetam-se as emendas supracitadas que afetam o negativamente o alcance dos resultados planejados para Secretaria de Estado de Sa?de, Secretaria de Estado de Transportes e Pavimenta??o Urbana, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Estado de Comunica??o Social.
Por todo o exposto ? que se submetem as presentes RAZ?ES DE VETO PARCIAL POR CONTRARIAREM INTERESSE MAIOR, QUE ? O INTERESSE P?BLICO, concernente ?s emendas retrocitadas, plenamente confiante na ampla consci?ncia jur?dica e no alto descortino pol?tico e social de Vossas Excel?ncias e na serena expectativa de seu acatamento pelos Nobres integrantes dessa Casa de Leis, reiterando express?es de elevada considera??o e profundo apre?o.
Pal?cio Paiagu?s, em Cuiab?, 31 de dezembro de 2014.