(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Ipas tem recurso aceito e deve continuar à frente do Hospital de Colíder


16-01-2013 12:49 - Mídia News

O Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) deverá continuar à frente da gestão do Hospital Regional de Colíder (a 650 km de Cuiabá). A Organização Social, que administra a unidade em caráter emergencial desde abril de 2012, chegou a ser desclassificada do Chamamento Público, mas teve o recurso aceito pela Secretaria de Estado de Saúde.

O resultado dos recursos interpostos pelo Ipas e pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (INDSH) foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou na sgeunda-feira (14). O INDHS foi desclassificado.

A proposta de trabalho do Ipas será analisada pela SES nesta semana. Caso seja habilitado, essa será a quarta unidade do Estado a ser gerenciada pelo Instituto. Segundo a assessoria da SES, durante esse período, o INDSH poderá recorrer novamente. O nome do novo gestor do hospital será divulgado no dia 18 de janeiro.

Contrato emergencial

O Ipas gerencia o hospital desde abril de 2012 porque, à época, a OSS responsável pela unidade, Instituto Social Fibra, teve o contrato rescindido pelo Estado por não cumprimento de algumas cláusulas. O contrato foi prorrogado em novembro do ano passado por mais três meses.

Terceirização

Sete unidades de assistência médico-hospitalar do Estado são erenciadas por Organizações Sociais, além da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), na Capital. Foram terceirizados os hospitais regionais de Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Colíder e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Dentre essas unidades, o Ipas é responsável pelo gerenciamento das unidades de Várzea Grande, Alta Floresta, Colíder (interinamente) e CAF (distribuição e armazenamento de remédios de alto custo). O próximo que passará a ser administrado por uma OSS será o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cujo gestor deverá ser conhecido em fevereiro deste ano.

Além disso, o município de Cuiabá já autorizou o Estado a realizar a estadualização do Hospital Geral (HGU), que hoje funciona, em parceria, como Hospital Universitário da Universidade de Cuiabá (Unic). Após esse processo, o HGU também deverá ser gerenciado por uma OSS.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos