(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

PP avança na indicação; Bezerra defende Lúdio para a pasta


16-01-2013 12:46 - Mídia News

O governador Silval Barbosa (PMDB) prometeu anunciar, nos próximos dias, o substituto de Vander Fernandes na Secretaria de Saúde. As negociações com o PP estão avançadas e a expectativa é que o médico Marcelo Sandrin assuma o cargo, com respaldo da sigla.

“Sandrin está fazendo uma avaliação com os demais membros do PP e, certamente, por esses dias, ele deve dar uma resposta. Aí sim, nós consolidamos a nomeação”, afirmou o governador na tarde desta terça-feira (15), em entrevista coletiva após a posse dos novos procuradores do Estado, no Palácio Paiaguás.

No entanto, a demora para a definição deixa transparecer as arestas que precisam ser aparadas no PP com relação à indicação de Sandrin. O governador, porém, nega que esteja protelando a escolha do novo secretário.

“Não tem demora, até porque não estabeleci data para trocar nenhum secretário. Eu falei que faria a reforma gradativamente. Não tem nada de afogadilho na minha gestão. Eu estou avaliando o quadro, nomes que são apresentados e daí sim eu tomo a decisão”, desconversou Silval.

Enquanto o governo não decide, o presidente do PMDB, Carlos Bezerra, demonstra que também está articulando com interesse na pasta. Ele disse, por exemplo, que Silval “está decidido a trocar o partido que comanda a Secretaria de Saúde”. Ele defende que a Saúde saia da cota do PP e que o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) assuma a pasta.

“Eu defendo que o Lúdio fique em um espaço importante no governo, numa secretaria. Pode ser a Saúde ou outra pasta. Eu acho que, politicamente, seria bom para o PT e o Lúdio, bom para o governo. Fortaleceria a imagem positiva do governo. Minha opinião é essa, e vou dizer isso ao Silval na próxima quinta-feira, quando vou me encontrar com ele”, disse Bezerra.

O peemedebista lembrou que Lúdio massificou seu nome ao ter uma votação "extremamente expressiva" em sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá, no ano passado. O candidato a vice-prefeito na chapa do petista, o advogado Francisco Faiad (PMDB), por exemplo, se tornou secretário de Administração do Estado.

Perda da Educação

No entanto, com uma bancada composta de apenas dois deputados estaduais (Ademir Brunetto e Alexandre César), o PT não possui envergadura para manter as duas maiores pastas do governo. Desse modo, para ganhar a Saúde, os petistas teriam que abrir mão da Educação. Nesse caso, o partido mais cotado para abocanhar a pasta é o PMDB.

“O PT vai compreender se tiver que trocar a Educação pela Saúde. O quadro mais importante que o partido tem hoje em Mato Grosso é o Lúdio. Ele é um cara competente e politizado, e merece um bom lugar no governo. Ele é um quadro em ascensão que tem que ser fortalecido. O PT se reoxigenou a partir da candidatura do Lúdio a prefeito”, elogiou Bezerra.

Pesa a favor do petista o bom trânsito que ele possui no Ministério da Saúde, pelo fato de ser amigo do ministro Alexandra Padilha (PT). Ambos militaram juntos no movimento estudantil quando cursavam a faculdade de Medicina, e Padilha se empenhou pessoalmente na campanha de Lúdio a prefeito de Cuiabá, inclusive vindo duas vezes à capital para pedir votos.

Além disso, após a condenação do deputado federal Pedro Henry (PP) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do Mensalão, os progressistas perderam força e prestígio político em Mato Grosso. O fato de o PP ainda comandar a segunda maior pasta do governo é questionado por muitos aliados do governo. 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos