(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Janeiro Roxo: CERMAC promove campanha ‘CUIDANDO DE QUEM CUIDA’


11-01-2023 10:28 -

O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (CERMAC) é Referência no Estado, no Programa do Ministério da Saúde, para os agravos da Hanseníase. O CERMAC tem como missão realizar ações preventivas e curativas, além de treinamentos, capacitação em serviços de saúde e auxiliar os 141 municípios do estado.

 

Considerando que o 'JANEIRO ROXO’ é o mês de campanhas de Combate e Prevenção da Hanseníase, o CERMAC irá realizar ações com atividades voltadas para a atualização de técnicas e de aprimoramento dos cuidados multiprofissional na patologia da hanseníase, envolvendo a equipe assistencial do ambulatório da Dermatologia Sanitária, com o tema ‘CUIDANDO DE QUEM CUIDA’.

 

Uma das primeiras ações será realizada no dia 19 de janeiro, com programação o dia todo. Haverá roda de conversa e treinamento multiprofissional, com objetivo de capacitar os novos colaboradores do Ambulatório da Dermatologia do CERMAC; Aprimorar a interligação dos cuidados do Ambulatório da Dermatologia; Diagnosticar possíveis infecções de hanseníase dos colaboradores e conscientizar os colaboradores do Complexo.

 

O Complexo conta com uma equipe multiprofissional, capacitada e com atualização de conhecimento técnico, contribuindo para a detecção, tratamento e eliminação da doença em Mato Grosso, e evitando a desintegração dos pacientes curados do convívio familiar e da sociedade.

 

Uma das coordenadoras responsável pelo projeto, Marinalva de Paula Moreira, explicou o objetivo da campanha. “Ampliar através da Campanha Janeiro Roxo 2023, o conhecimento dos colaboradores do Ambulatório da Dermatologia do CERMAC, sobre a doença, reforçando sobre a importância de ter uma equipe multiprofissional capacitados/treinados, atuando de forma integralizada e humanizada no diagnóstico da hanseníase”, disse.

 

Estão à frente da campanha também a Coordenação Técnica do CERMAC, o Ambulatório de Dermatologia Sanitária juntamente com a Comissão Local de Saúde do trabalhador (CLST) que vem desenvolvendo projetos voltados a política de segurança e saúde do trabalhador.

 

As ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase seguem até o dia 26 de janeiro.

 

“É importante destacar, desde o início, que o sindicato não se restringe apenas às lutas salariais e econômicas. Ele deve ser, sempre, co-responsável ativo das políticas públicas efetivas que desencadeiam melhorias para toda sociedade. Nesse sentido, a gestão ‘União e Resistência pelo SUS’ vem apoiando e articulando ações de incentivo e conscientização. Parabenizo a todos os envolvidos na Campanha “CUIDADO DE QUEM CUIDA”, ressaltou a presidente do SISMA, Carmen Machado.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos