(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA participa ativamente da comissão de fortalecimento do controle social do SUS, por meio do Conselho Estadual


15-12-2022 14:56 -

Visando o aprimoramento da execução das políticas de saúde pública, por meio, da formulação e proposição de estratégias para o fortalecimento do controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), os Conselhos Estadual e Municipais de Saúde estão articulando ações coletivas, intercâmbio e cooperação de informações técnicas.

 

A Comissão tem como objetivo verificar o funcionamento e organização dos conselhos; orientar, de acordo com as legislações vigentes, o funcionamento dos CMS; apoiar e assessorar tecnicamente os conselhos municipais de saúde; Sensibilizar conselheiros e gestores sobre a importância do controle social no fortalecimento do SUS e da autonomia dos conselhos.

 

Os Conselheiros já visitaram 14 Regionais de Saúde, incluindo a capital. Na última reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) realizada no dia 07/12, a Coordenadora, Giancarla Fontes de Almeida Santos, representante do Sindicato dos Servidores da Saúde (SISMA) apresentou relatório das Regionais de Juara, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e São Félix do Araguaia, unidades que ela visitou.

 

“Estamos realizando um trabalho inédito no controle social. Até abril de 2023, já teremos um diagnóstico da atuação dos Conselhos Municipais nos 141 municípios do Estado. Nossa frente de trabalho para o ano que vem, será o fortalecimento das Comissões de Recursos Humanos e Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde. Pretendemos fazer o levantamento nos Hospitais e Regionais de Saúde”, disse a coordenadora Giancarla.

 

A presidente do SISMA, Carmen Machado, ressaltou a importância da participação do Sindicato nessa missão. “É extremamente importante que o SISMA ocupe os espaços colegiados, no sentido de buscar não só apresentar as demandas, mas também buscar as soluções nos problemas relativos à saúde e vigilância do trabalhador do SUS”.

Galeria


Deixe Seu Comentário


Links rápidos