Carta aberta aos aposentados do SISMA/MT

24-01-2021 07:00 -

Hoje, 24 de janeiro é celebrado o Dia do Aposentado.  No SISMA MT, somos mais de mil aposentados filiados ao sindicato e seguimos unidos e resistentes, contribuindo para a construção de um futuro mais justo. E digo somos por que eu, Carmen Machado, estou presidente do Sindicato, mas também sou aposentada.

Quero destacar que após anos de contribuição para a consolidação do SUS no estado, ao invés de qualidade de vida, nós aposentados precisamos lutar para sobreviver.

Recentemente, quase que como um presente de grego, pelo dia do aposentado, recebemos amargamente a confirmação da perda de mais uma luta na Reforma Previdenciária, que encolheu a renda dos servidores públicos. Essa decisão sem dúvida, afetou a saúde dos aposentados, somado a pandemia, tanto por conta da infecção pela Covid-19, quanto pelo desgaste psicológico, emocional devido ao isolamento e essa mudança na regra em um momento tão delicado.

Sabemos o quanto 2020 foi um ano difícil, nossos direitos foram confiscados, tivemos muitas perdas de vida de colegas, amigos e familiares e ainda estamos assimilando tudo isso e lutando para sobreviver à pandemia. Ainda assim, acredito que devemos encarar tudo isso como uma possibilidade de reflexão acerca dos nossos valores, aumentando a nossa compreensão sobre o enfrentamento às dificuldades, com resiliência e confiança.

Nesse dia, tão especial e marcante, reforço que nosso maior desafio no sindicato é preservar os direitos adquiridos ao longo da história, e lutar por mais garantias. Precisamos também, fazer com que a sociedade entenda o valor do servidor público da saúde, que hoje está na linha de frente no combate à pandemia e também a importância dos que já se aposentaram, mas que fazem parte dessa luta pelo SUS que acolhe, cuida e salva tantas vidas.

Precisamos também que nossos gestores e políticos reconheçam a importância dos servidores, sejam eles ativos, ou aposentados, respeitando, e valorizando tudo que fizemos, ao longo dos anos e ainda fazemos.

Hoje faço questão de parabenizar nossos filiados aposentados, e convidá-los a somar conosco, na luta por dias melhores, por cada cidadão, por Mato Grosso, pelo SUS e por nós.

Carmen Machado, servidora aposentada da SES/MT e Presidente do SISMA/MT (2020/2023)