(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA participa da avaliação final do Programa Pesquisa para o SUS


07-10-2021 11:51 -

Desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades do Sistema Único de Saúde. Partindo desse ponto é que foi criado o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) e o Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT), participou do Seminário de Avaliação Final (SAF) dos projetos aprovados na edição PPSUS.

Quem representou o SISMA foi a segunda secretária, Solanyara Maria da Silva que ocupou o cargo de avaliadora especialista da Secretaria de Estado e Saúde de Mato Grosso (SES/MT), compondo o comitê avaliativo do seminário final do Programa PPSUS na edição 2017 (ano em que o edital foi publicado).

Solanyara Maria destacou a importância da participação do Sindicato na avaliação. “É de extrema relevância a participação do sindicato no acompanhamento dessas pesquisas que irão impactar nas políticas públicas para o SUS. Precisamos saber quais pesquisas e atividades científicas estão acontecendo voltadas para a rede de atenção, além de que é papel do SISMA acompanhar os gastos públicos e o PPSUS é feito disso, por isso é bom acompanhar se os recursos estão sendo aplicados aos projetos em benefícios que impacte na rede de atenção à saúde”.

Para a Presidente do SISMA, Carmen Machado participar desses programas é o caminho para a união da academia e serviços. “O SISMA visando políticas públicas de saúde mais eficiente para toda população, por meio da avaliação de pesquisas que tragam realmente impactos no SUS em MT. Cumprindo o nosso papel em participar do acompanhamento voltado para o desenvolvimento do SUS”, ressaltou.

Foram selecionados ao todo 25 relatórios de pesquisas para o SUS. O edital PPSUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES).


Deixe Seu Comentário


Links rápidos