(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Grande Cuiabá articula prevenção e limpeza para evitar maior epidemia de dengue da história


01-01-2013 18:24 - Hiper Noticias

Nos primeiros dias de 2013, os prefeitos Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, e Wallace Guimarães (PMDB), de Várzea Grande, vão sentar-se com o governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Saúde do Estado para elaborar um plano emergencial de combate à dengue. Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que a Grande Cuiabá está entre as oito regiões metropolitanas com risco de enfrentar a maior epidemia da doença, nos últimos anos. E o principal vilão é o acúmulo lixo e, por consequência, de água parada, favorável à reprodução do mosquito aedes agypti, transmissor da dengue.

Mesmo antes de tomar posse, o futuro secretário municipal de Saúde, médico Kamil Fares (PDT), já iniciou conversações com a próxima secretária de Saúde de Várzea Grande, primeira-dama Jaqueline Beber Guimarães. Ele mantém diálogo também com o próximo secretário municipal de Serviços Urbanos, suplente de vereador Rogério Varanda (PV), responsável pela limpeza.

A denúncia de que Cuiabá está sob risco de grave epidemia de dengue partiu do movimento comunitário, através da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), na semana passada, após ter acesso a projeções do Ministério da Saúde, obtidos pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

“Se as autoridades não tiverem um plano de ação, em Carter de urgência, muita gente pode morrer”, alertou o presidente em exercício da Ucamb, Jonail da Costa Silva, para a reportagem do Hipernotícias.

Mauro Mendes revelou que vai propor a Wallace Guimaraes que tenha início um amplo projeto conjunto de limpeza das duas maiores cidades de Mato Grosso, com apoio do Palácio Paiaguás. “Realmente não há outra forma de enfrentar isso [a dengue]: a prevenção é o caminho com melhores resultados”, justificou Mendes.

Nas últimas semanas, várias reportagens apontam o lixo acumulado em diferentes regiões da Capital e da Cidade Industrial. Embora os atuais prefeitos Francisco Galindo (PTB), de Cuiabá, e Maninho de Barros (PSD), de Várzea Grande, insistam em assegurar que a coleta está regular, uma rápida passagem por alguns bairros das duas cidades mostraram à reportagem do Hipernotícias muita sujeira e lixo.


MAIS DE 43 MIL CASOS

Dados oficiais da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, de 1º de janeiro até 20 de dezembro de 2012, revelam que foram notificados 43.158. Desse total, 141 foram notificados como casos graves de dengue, o que ocasionou 25 óbitos, sendo 22 confirmados e três ainda sob investigação.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde, Cuiabá tem a notificação de 10.645 casos de dengue, sendo 57 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 3.058 casos de dengue, sendo 22 graves. Em Sinop a notificação é de 6.178 casos, sendo 11 casos graves e em Rondonópolis, a notificação é de 1.445 casos da doença, sendo três graves.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população mato-grossense, como manter as caixas dágua, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.


 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos