(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Humanizar Saúde de Cuiabá é 1º grande desafio da gestão Mendes


01-01-2013 18:16 - Hiper Notícias

O principal desafio da nova administração, no início do mandato, determinado pelo próprio prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) é tornar eficiente o atendimento na saúde básica e humanizar o Hospital e Pronto Socorro Municipal.

“É inadmissível que alguém, em pleno século 21, morra ou sofra complicações por falta de atendimento. Isso eu não vou aceitar, sob nenhuma hipótese”, argumentou Mauro Mendes, para a reportagem do Hipernotícias, ao explicar como pretende melhorar o setor.

É por isso que Mendes acatou a indicação do PDT para o seu staff e nomeou o médico Kamil Fares, ex-presidente da Unimed e dono de uma das melhores maternidades da Capital, para comandar a Secretaria Municipal de Saúde.


“Sem dúvida, é um nome respeitado pela sociedade e com capacidade técnica indiscutível, o que demonstra nossa vontade de acertar”, ponderou o prefeito eleito.

Há 36 anos na medicina de Cuiabá, Kamil sabe o tamanho do desafio. “Temos estudado o segmento há anos e apresentaremos algumas propostas, a serem adequadas ao plano de governo do prefeito”, apontou ele. O atendimento do Pronto Socorro Municipal, por exemplo, será voltado exclusivamente para urgência e emergência. Contudo, a grande preocupação é humanizar o atendimento na unidade.

“Porém, isso só será possível se conseguirmos fazer a rede básica funcionar, o que tem sido bem problemático”, reconheceu Fares. Ele formulou, com a Comissão Especial de Transição de Mendes, um amplo raio ‘X’ da saúde municipal.

Além disso, ele tem conversado seguidamente com o secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, sobrinho do prefeito Francisco Galindo (PTB), em busca de detalhes sobre cada área.

Cuiabano, descendente de árabes, Kamil Fares é afeito a desafios. “Se o cidadão chegar ao posto de saúde ou à policlínica e encontrar médico e remédio, nas imediações de sua casa, dificilmente ficará propenso a se deslocar até o Pronto Socorro”, avaliou ele.

Nos últimos dias, percorreu algumas das unidades de Programa Saúde da Família (PSF), postos de saúde e policlínicas. Chegou a vistoriar os equipamentos da Policlínica Doutor Henrique de Aquino, no CPA-I (Morada da Serra), na região Norte da Capital, que passou a ser a mais equipada de Mato Grosso, devendo funcionar, também, como minipronto socorro.

Um dos diferenciais no futuro atendimento da Policlínica CPA I é que a unidade foi preparada para melhorar o fluxo de movimentação. “Para tanto, os espaços internos foram aproveitados de forma mais adequada. Essas mudanças proporcionaram novos espaços disponíveis para os usuários serem recepcionados e atendidos da melhor maneira possível”, explicou Lamartine Godoy.


Atualmente, a policlínica dispõe de duas entradas diferenciadas no Pronto-Atendimento (PS) para pacientes que ali aportam espontaneamente, além de entrada para urgências (acesso coberto para ambulâncias) e portas amplas. “Isso proporciona fluxo ágil diretamente à Sala de Emergência, setor totalmente equipado com materiais novos e preparado para a realização do atendimento de dois ou mais casos simultaneamente”, completou Lamartine.


 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos