(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Clipping

Hospital deixa de atender pelo SUS e região Noroeste de Mato Grosso fica sem UTI


01-01-2013 17:55 - 24 Horas News

A direção do Hospital e Maternidade São Lucas comunicou a Prefeitura de Juara que não atenderá mais convenio SUS – Sistema Único de Saúde, que onde esta a única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) intermediária de toda região e que, a partir de agora caberá a Prefeitura de Juara atender a demanda. A decisão foi tomada devido a alguns fatores que inviabilizaram a continuidade do atendimento pelo SUS, como por exemplo, a falta de reajuste da Tabela de procedimentos do SUS há cerca de 10 anos, fato que causou uma enorme defasagem entre o custo real da manutenção desses serviços com o que é pago pelo Governo.

Para agravar essa situação, a Prefeitura de Juara recebe em sua conta os repasses destinados ao Hosp. São Lucas, que são pagos regularmente pelo Governo Federal, porem a Prefeitura atrasa os pagamentos com frequência e no ano de 2012 reteve repasses por mais de 5 meses.

Esses frequentes atrasos causaram um enorme desequilíbrio na situação contábil da empresa que luta para não parar de vez, todo o atendimento em Juara.

Durante os períodos sem os repasses, os médicos emprestaram seus honorários para empresa poder pagar funcionários e a Prefeitura ainda deve repasses referentes a internações, a serviços prestados de imagem e honorários médicos há 3 dias de acabar o ano.

Prejuízos para a população: falta de UTI

O Hospital São Lucas é o único Hospital da região que possui UTI-Unidade de Terapia Intensiva Intermediária, ou seja, todos pacientes graves de Juara e região eram atendidos na UTI do São Lucas via SUS que paga para o São Lucas atender por até 4 dias no maximo e depois esses pacientes devem ser levados com UTI aérea para Capital Cuiabá, para continuar o tratamento em UTI avançada. Muitas vidas foram salvas devido aos atendimentos iniciais dessa UTI do São Lucas que agora atendera somente de modo particular.

Com a crise na saúde do Estado pela falta de repasses do Governo estadual , onde os hospitais da Capital estão sem vagas e a UTI aérea nem sempre pode atender as demandas do Estado, o Hospital São Lucas não consegue arcar sozinho com os custos de pacientes na UTI, que ultrapassem 4 dias de internação. Isso vem ocorrendo om frequência nesse ano.

A Direção citou com exemplo um dos casos mais recentes como o do paciente P.P que ficou internado na UTI por 12 dias em Outubro de 2012. O paciente saiu bem, mas teve um custo real para o H. São Lucas de R$ 19.274,46 em medicamentos, no entanto, o SUS pagou somente R$ 1.580,26 ao Hospital, que se referem a 4 dias de internação na UTI, conforme convenio firmado.

O custo dos outros 8 dias que esse paciente permaneceu nessa UTI, porque o Estado não tinha vaga para busca-lo, ficaram como prejuízo ao Hospital São Lucas. Isso justifica o fim do Convenio com o SUS e por consequência, a população perde a única UTI da região via SUS.

O diretor administrativo notificou a Prefeitura do não interesse em renovar contrato para atendimento através do SUS e junto, anexou como justificativa, os gastos que o Hosp São Lucas teve com pacientes internados na UTI, onde o custo real do paciente foi muito maior do que o SUS paga e que ainda por cima, a Prefeitura atrasou o repasse do pagamento devido ao São Lucas, ou seja, recursos do Governo Federal que são remetidos para uma conta da Prefeitura de Juara, porem já destinados aos atendimentos realizados pelo São Lucas e este precisa emitir nota fiscal do serviços e esperar o pagamento, mas não se sabe porque, esse pagamentos acontecem com atrasos constantes, pois são indevidamente retidos.

Foi o Hospital São Lucas quem trouxe o atendimento SUS para Juara e com a construção do Hosp. Municipal o atendimento de internação ficou divido entre as duas entidades. Essa parceria foi importante durante muitos anos na gestão de todos os prefeitos, pois quando o município não conseguia atender, o Hospital São Lucas oferecia esse respaldo. A partir de agora as internações e todos os procedimentos que o Hospital São Lucas mantinha através do Convenio SUS estão cancelados, onde os munícipes de Juara e região deverão procurar somente as unidades de saúde da Prefeitura de Juara para serem atendidos sem custo.

A direção do Hospital e Maternidade São Lucas manterá atendimento hospitalar de forma particular e convênios UNIMED, Saúde Bradesco, CASSI e outros.
 


Deixe Seu Comentário


Links rápidos